Recuperação ambiental nas bacias hidrográficas do Descoberto e do Lago Paranoá

Recuperação ambiental nas bacias

hidrográficas do Descoberto e do

Lago Paranoá

No âmbito do Componente 2 do Projeto CITinova, que investe em tecnologias inovadoras de planejamento integrado e sustentável em Brasília, foi realizado o plantio de árvores nativas em 80 hectares do Distrito Federal. Novas técnicas de recomposição de vegetação estão sendo testadas neste projeto-piloto inovador.

O principal objetivo da ação é restaurar áreas degradadas de nascentes e Áreas de Proteção Permanente (APPs) para dar continuidade à produção de água em qualidade e quantidade nas duas bacias hidrográficas que são essenciais para a segurança hídrica da população do DF – Descoberto e Paranoá.

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Projeto CITinova, realizou a recomposição vegetal, com mudas de árvores nativas do Cerrado, em 10 hectares nos Parques de Águas Claras e do Riacho Fundo e outros 70 hectares em áreas de nascentes, APPs e recarga hídrica localizadas em propriedades da agricultura familiar. Foram plantadas cerca de 70 mil mudas, entre janeiro de 2020 e abril de 2022, nas áreas identificadas como prioritárias.

Ações até dezembro de 2022:

• Elaboração de Diagnóstico nas Bacias do Descoberto utilizando metodologia com análise multicritério, identificando as áreas com média, alta e muito alta prioridades para restauração. Foram mapeados 91 mil hectares com necessidades de restauração;

• Restauração de nascentes, APPs e áreas de recargas em 80 hectares nas Bacias do Descoberto e Paranoá;

• Ações de monitoramento, manutenção e replantio nos 80 hectares;

• Mobilização social para avaliar a percepção dos beneficiários.

As próximas etapas serão:

• Ações de mobilização social visando a continuidade das ações após o término do projeto;

• Elaboração de cartilha para os agricultores.

Confira aqui os álbuns de fotos.