Implantação de boas práticas, pesquisas e inovações nas bacias do Descoberto e Paranoá

Implantação de boas práticas,

pesquisas e inovações nas

bacias do Descoberto e Paranoá

No Distrito Federal, entre 2019 e 2022, o Projeto CITinova de planejamento integrado e tecnologias para cidades sustentáveis, executado pela Sema, desenvolveu atividades com moradores das Bacias Hidrográficas do Paranoá e do Descoberto em prol da produção agroecológica de alimentos e da recuperação de áreas ambientalmente degradadas. Essas ações buscaram disseminar boas práticas de produção e conservação ambiental.

Entende-se por boa prática em meio ambiente a aplicação de uma melhor prática em um contexto ou situação específica para atingir um resultado favorável ao equilíbrio ambiental, utilizando um conjunto de ações comprovado, recomendado e aprovado.

As ações foram realizadas nos seguintes eixos: oficinas de mobilização; diagnóstico socioambiental das propriedades; Sistemas Agroflorestais (SAFs) Mecanizados; e Índice de Sustentabilidade de Bacias.

Nas oficinas de mobilização, foram engajadas comunidades das bacias do Descoberto e do Paranoá (“Oficina de Futuro” e “Água, Gênero e Pertencimento: cidadania para o uso e a governança sustentável da água”) e realizadas oficinas de avaliação do andamento e dos resultados do Projeto, com realinhamento de estratégias e ações.

No total, aproximadamente, 865 pessoas estiveram presentes nas oficinas, realizadas tanto de forma remota como presencialmente.

Além disso, foi realizado o diagnóstico de 23 propriedades rurais, no intuito de viabilizar a implantação e/ou aprimoramento de boas práticas conservacionistas de solo, água e vegetação nativa, bem como a elaboração de planos de implementação individuais.

Na frente relacionada aos SAFs mecanizados, foram implantadas agroflorestas em 37 propriedades, em um total de 20 hectares. Cento e vinte pessoas passaram pelas capacitações e foram aprimorados e desenvolvidos três implementos agrícolas para a mecanização de SAFs, gerando alimento saudável e renda para os agricultores, além de contribuir para a produção de água nas bacias por meio do aumento da capacidade de infiltração de água no solo. Em 2022, o Projeto CITinova retornou nas propriedades dos SAFs para realizar manutenção e replantio de acordo com diagnóstico realizado em cada área beneficiada.

Ainda em 2022, 33 famílias de agricultores que receberam a implantação de SAFs em suas propriedades participaram de dois cursos de Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA), uma para cada bacia, de 32 horas cada, com aulas teóricas e práticas. Eles receberam apostila com orientações sobre plantio e manutenção de CSA, além de assessoria técnica para a formação de dois novos arranjos que já estão em funcionamento – CSA “Ipê Rosa” e CSA “Água e Vida”.

Foi realizado o estudo relacionado à definição do Índice de Sustentabilidade de Bacias aplicado nas bacias hidrográficas dos rios Paranoá, Descoberto e na microbacia do Ribeirão Rodeador. Ao final, o estudo apresentou e analisou os resultados da aplicação dos índices, comparando com os de outras bacias, refletindo sobre as incertezas e propondo estratégias de adaptação. Confira aqui a íntegra do estudo.

Com essas iniciativas, todos os projetos-piloto apresentaram seus resultados com as reflexões sobre a viabilidade das iniciativas de modo a possibilitar sua replicação como boas práticas em outros projetos no futuro.

Veja aqui os álbuns de fotos.