Diagnóstico de Contaminação do Lixão da Estrutural

O Projeto CITInova de Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, executado pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, realizou um diagnóstico ambiental da área do antigo Lixão da Estrutural. Foram analisados os atuais níveis de contaminação e definidos critérios que devem ser utilizados para os trabalhos de remediação do solo, água superficial, água subterrânea e ar na área do antigo Lixão da Estrutural no DF.

O resultado do diagnóstico ambiental na poligonal do Lixão da Estrutural e adjacências constatou que, apesar da área ter sido repositório de resíduos sólidos de todo o DF por quase 60 anos sem os devidos cuidados protetivos, os passivos ambientais apresentam menor gravidade que do esperado no início da realização dos estudos.

A conclusão mostra a resiliência do meio físico da região, além de sua ampla capacidade de atenuação de cargas contaminantes.

A contaminação das águas subterrâneas é o problema mais crítico associado à antiga operação do Lixão da Estrutural e à atual operação da Unidade de Recebimento de Entulhos. O mapa de distribuição da pluma de contaminação das águas subterrâneas mostra que as condições críticas de contaminação estão na porção centro-norte, sendo que a diluição se dá por entrada de águas de recarga natural e atenuação no próprio aquífero freático.

Em relação aos poluentes atmosféricos, são três as principais fontes: particulados gerados pelo tráfego de caminhões e máquinas; particulados gerados pela queima de resíduos e incêndios florestais na área e gases de efeito estufa (principalmente metano – CH4 e dióxido de carbono – CO2) gerados pela decomposição de resíduos orgânicos em ambiente anóxico (sem oxigênio).

Além disso, há a degradação dos solos e mudança das propriedades geotécnicas dos terrenos adjacentes.

Confira a íntegra do Diagnóstico de Contaminação e Proposta de Remediação do Antigo Lixão da Estrutural aqui.