3/02/20 às 17h22 - Atualizado em 6/04/22 às 11h47

SEMA participa de reunião do Comitê Gestor do projeto CITinova

A 3ª reunião do Comitê Gestor, em 2 de fevereiro, na Casa da ONU, em Brasília, contou com a presença do secretário Marcelo Marcos Morales, do SEFAE, Márcio Rojas, da Coordenação Geral do Clima (CGCL), e Marcela Aboim Raposo, diretora nacional do CITinova, que assumiram a direção do projeto no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com abrangência nacional e atividades específicas em Recife e Brasília, o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTIC, com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e coexecução das instituições ARIES/Porto Digital, Secretaria de Meio Ambiente SEMA/ GDF, Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

O objetivo da 3ª Reunião do Comitê Gestos foi reunir os coordenadores-executivos e as equipe das instituições co-executoras para troca de informações e experiência. Cada coordenador-executivo apresentou os resultados e obstáculos enfrentados em 2019 e o planejamento e os desafios para este ano.

Ao abrir a reunião, o secretário Morales destacou a importância das soluções tecnológicas e dos instrumentos colaborativos apresentados pelo CITinova para auxiliar os tomadores de decisão na urbanização sustentável das cidades brasileiras.  “O MCTIC pode dar escala a esse projeto. A sustentabilidade das cidades é urgente e o projeto tem ferramentas científicas que podem instrumentalizar a tomada de decisão dos prefeitos para que tornem as cidades mais sustentáveis e que possam mitigar os impactos das mudanças climáticas”, afirmou ele.

Asher Lessels, Gestor de Portfólio do PNUMA, destacou a importância do evento para o progresso do projeto: “Vendo as enchentes e deslizamentos nas cidades de Minas Gerais, fica ainda mais evidente a importância do CITinova para todas as cidades do Brasil”.

Para Alessandra Andreazzi Peres, subsecretária de Assuntos Estratégicos da SEMA, do GDF, encontros como este são muito importantes: “Nossa equipe vem com muita vontade de aprender e também de apresentar o que encontramos de facilidades e dificuldades para a melhor forma de execução e para mantermos o ritmo da gestão e da execução”.

Secretaria de Meio Ambiente

Assessoria de Comunicação/CITinova