Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/03/24 às 17h34 - Atualizado em 5/03/24 às 17h37

Inauguração das Estações Automáticas de Monitoramento da Qualidade do Ar na Fercal: avanço tecnológico e compromisso ambiental em destaque

Na manhã desta terça-feira (5), foi realizada a inauguração das estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar da Fercal, evento que contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes. A cerimônia ocorreu no Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol, onde um dos novos equipamentos está instalado, enquanto o outro está junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região.

 

Gutemberg Gomes ressaltou a importância das novas estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar para o Distrito Federal, destacando o avanço significativo em relação aos métodos anteriores. “As novas tecnologias permitirão um controle mais eficiente e detalhado da qualidade do ar na região da Fercal, fornecendo dados em tempo real que serão fundamentais para a implementação de políticas públicas voltadas para a proteção ambiental e a saúde da população”, comentou.

 

O evento também contou com a participação da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer; do diretor de emergências, riscos e monitoramento ambiental da autarquia, Charles Dayler; do administrador regional da Fercal, Fernando Madeira; do administrador regional de Sobradinho II, Diego Matos; do presidente da Cimento Planalto (Ciplan), Sérgio Bautz; e de servidores do Brasília Ambiental e representantes da comunidade local.

 

Durante a cerimônia, a vice-governadora destacou a importância do trabalho realizado em defesa do meio ambiente do Distrito Federal, parabenizando as ações que unem o desenvolvimento sustentável. Rôney Nemer enfatizou o papel das novas estações, que realizarão a supervisão em tempo real, ressaltando a importância da fiscalização contínua da qualidade do ar para a saúde da população.

 

As novas estações são resultado de condicionantes de processo de licenciamento ambiental e foram estruturadas por meio de parcerias com empresas cimenteiras. Elas visam atender aos requisitos e compromissos ambientais estipulados, proporcionando um controle efetivo e contínuo da qualidade do ar para a população da região administrativa da Fercal. “O lançamento dos novos equipamentos é um feito para o Distrito Federal, pois até então contava somente com estações que realizavam o monitoramento de forma manual. E com leitura feita a cada seis dias. Essas estações revolucionam por possibilitarem saber de forma online, a cada hora, a qualidade do ar na região. Os dados obtidos serão compartilhados com o Instituto e acessíveis a toda população”, esclareceu o diretor de emergências, riscos e monitoramento ambiental, Charles Dayler.

 

Além dos equipamentos modernos recém-lançados, o DF conta também com outros pontos de monitoramento de qualidade do ar localizados no Zoológico; Rodoviária do Plano Piloto; no Instituto Federal de Brasília – Campus Samambaia e no Instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural.