Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/17 às 18h03 - Atualizado em 30/10/18 às 11h10

Sema inicia mobilização para o Fórum do Clima

COMPARTILHAR

Atualizado em 27 de novembro de 2017 às 15h49

 

Objetivo é mobilizar a sociedade e promover as ações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas. Plenária apresentará uma proposta do decreto de criação do fórum ao governador. Inscrições já podem ser feitas no site da Sema-DF

 

(Brasília, 8/11/2017) – O Fórum do Clima será realizado nos dias 28 e 29 de novembro no auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade e contribuir com a coordenação das ações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas. As inscrições foram encerradas em 27 de novembro no site da Sema-DF.

 

Serão três temas estratégicos: mudanças climáticas, cenários e alternativas de adaptação; emissões de gases de efeito estufa do Distrito Federal e opções de mitigação; e governança climática. Na reunião plenária de encerramento será lida a proposta do decreto de criação do fórum, submetida à consulta dos participantes, e encaminhada ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

 

A proposta de texto que será encaminhada à discussão dos representantes do fórum inclui a criação de instâncias de governança climática no DF, para início imediato. A primeira é a consolidação do fórum como instituição permanente, com a participação da sociedade. Propõe-se ainda a instalação de um painel científico para produzir subsídios científicos para tomadores de decisão.

 

Além disso, pretende-se instalar duas câmaras técnicas de elaboração dos planos de adaptação e mitigação do Distrito Federal. Finalmente, será apresentado no fórum a proposta de criação de um comitê governamental executivo de implementação das medidas.

 

Foram realizadas duas reuniões preparatórias e uma consulta pública pelas quais os interessados puderam dar sugestões para a organização do evento. E foram lançadas duas publicações sobre o assunto (Nota Técnica – Mudanças Climáticas no DF e na RIDE e Inventário de Emissões).

 

O secretário do Meio Ambiente, André Lima, considera que o fórum não é uma instância de governo. Segundo ele, o decreto será fruto do reconhecimento de uma mobilização da sociedade interessada em fazer com que a agenda climática seja incorporada pela população e pelo governo.

 

Programação

 

O credenciamento e um café da manhã serão de 8h às 8h30, no dia 28. Na sequência, será realizada abertura, quando o secretário do Meio Ambiente se pronunciará sobre a importância de se estabelecer governança climática efetiva no Distrito Federal.

 

Seis painéis integram a programação do dia em que serão discutidos o aquecimento global e mudanças climáticas. No dia 29, haverá duas sessões de debate, um painel, uma plenária e o encerramento.

 

Programação

 

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611