29/01/19 às 16h44 - Atualizado em 17/09/19 às 18h38

SEMA apresenta GEF Cidades Sustentáveis para Administração Regional do Lago Norte

A subsecretária de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Meio Ambiente do DF (SEMA DF), Alessandra Péres, representou o secretário Sarney Filho, em reunião com o administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira da Silva, para a apresentação do projeto GEF Cidades Sustentáveis. O principal objetivo da iniciativa é promover o planejamento e investimento integrados e sustentáveis nas cidades do Brasil. Brasília e Recife foram escolhidas como as cidades-piloto do projeto.

As duas cidades vão ser o polo para o desenvolvimento de sistemas de gestão e planejamento e vão receber investimentos em tecnologias inovadoras. “Mostramos a importância e a prioridade que o GEF Cidades tem para a Secretaria de Meio Ambiente e a nossa satisfação em poder levar essa oportunidade para as comunidades rurais da Serrinha, do Paranoá, em parceria com a administração regional”, disse Alessandra Péres.

A SEMA coordena um conjunto de ações direcionadas à manutenção da capacidade produtora de água nas principais bacias de abastecimento do Distrito Federal, como Descoberto e Paranoá, com o desenvolvimento de boas práticas, pesquisa e inovação para a conservação de água e solo, e de recuperação de nascentes.

O GEF Cidades Sustentáveis – Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil por meio de Planejamento Urbano Integrado e de Investimentos em Tecnologias Inovadoras -, é desenvolvido pela SEMA DF, em parceria como o ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MSTIC) e Organização das Nações Unidas (ONU).

Secretaria de Meio Ambiente (SEMA DF)