Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis

 

O Projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês).

 

No Distrito Federal, é executado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema)/Governo do Distrito Federal (GDF) e gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com duas frentes de ação:

 

 

Planejamento Urbano Integrado e Investimento em Tecnologias

Os objetivos principais do projeto são: desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e oferecer metodologias e ferramentas de planejamento urbano integrado para apoiar gestores públicos, incentivar a participação social e promover cidades mais justas e sustentáveis.

 

No DF, o projeto conta com um comitê local formado por sete instituições governamentais e três não governamentais: Sema, Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Sistema Distrital de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Secretaria de Fazenda e Planejamento do Distrito Federal (SEFP). Pelo setor não governamental, participam Associação Pró Descoberto, Movimento Nossa Brasília e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Lago Norte.

 

Confira abaixo os componentes do projeto no Distrito Federal.


Componente 1 – Planejamento Urbano Integrado

Implantação do Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia)

Sistema Distrital de Informações Ambientais – SISDIA

 

Instrumentos e Governança para o enfrentamento das mudanças Climáticas

 

Engajamento Social

 

 

Diagnóstico de contaminação do lixão da Estrutural

 


Componente 2 – Investimento em tecnologias

Nessa etapa, serão desenvolvidos projetos pilotos com tecnologias inovadoras para serem aplicadas em larga escala a partir das lições aprendidas.

Remediação do Lixão da Estrutural

 

Mobilização para a sustentabilidade

 

Implantação de boas práticas, pesquisas e inovações nas Bacias Hidrográficas do Descoberto e Paranoá

 

 

Ações para promoção da energia solar no Distrito Federal

 


Notícias