20/12/17 às 16h30 - Atualizado em 30/10/18 às 11h07

Conam cria grupo de trabalho para aprofundar estudo sobre importação de resíduos de saúde

(Brasília, 20/12/2017) – O Conselho do Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam) aprovou nesta quarta-feira (20) a criação de um grupo de trabalho (GT) para aprofundar os estudos sobre o pedido de licença para uma empresa de reciclagem poder trazer resíduos de serviços de saúde e industriais provenientes de outros estados. A empresa Stericycle Gestão Ambiental já tem licença para operar no DF com resíduos locais e, desde julho de 2016 fez o requerimento para autorização da importação.

O secretário do Meio Ambiente e presidente do Conam, Igor Tokarski, apresentou a proposta feita pelo presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Aldo César Vieira Fernandes, de criar o grupo de trabalho.

O grupo será presidido pelo Ibram e integrado por mais sete instituições. São eles: o Fórum das ONGs, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e a Universidade de Brasília (UnB), entre as não governamentais. Pelo governo, integram o grupo a própria Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinesp), e de Mobilização (Semob).

O parecer do grupo de trabalho deverá ser entregue com antecedência para a próxima reunião ordinária do Conam em 27 de fevereiro. De acordo com a lei 5418/14, o conselho, que é composto por representantes da sociedade civil e do governo, é a instância competente para deliberar sobre o assunto. Até o momento, não houve deliberação.

Mais informações:

E-mail: comunicacaosema@gmail.com

Telefone: (61) 3214 – 5611

Saiba mais:

Agência Brasília: Grupo de trabalho vai analisar pedido para importação de resíduos de saúde

Da esquerda para direita: Aldo Fernandes, presidente do Ibram; Igor Tokarski, secretário do Meio Ambiente; Nazaré Soares, subsecretária de Serviços Ecossistêmicos da Sema-DF. Foto: James Allen/Sema-DF.