14/08/2025 às 17h00 - Atualizado em 14/08/2025 às 19h16

Sema/DF avalia projeto que promete dados da qualidade do ar mais precisos para o Distrito Federal

COMPARTILHAR

Nessa terça-feira (13), o subsecretário de Assuntos Estratégicos, Genilson Duarte, e a equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/DF) receberam, na sede da pasta, a professora da Universidade de Brasília (UnB) Dra. Erundina Azevedo, do Instituto de Física, e Valmor Pazos.

Também participaram da reunião o coordenador de Enfrentamento às Mudanças do Clima, André Farias Souza, e o chefe da Unidade de Informações Ambientais, Rogério Silva. Durante o encontro, os professores apresentaram o projeto Rede Integrada de Monitoramento Climático e Modelagem Urbana para Adaptação às Mudanças Climáticas no Distrito Federal.

A proposta prevê a instalação de uma rede de monitoramento climático em dois pontos estratégicos do DF, com o objetivo de gerar dados detalhados que servirão de base para políticas públicas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O trabalho será fundamentado nas projeções do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e em observações diretas realizadas no território.

O projeto está alinhado às ações já desenvolvidas pela Sema/DF, tanto no enfrentamento às mudanças climáticas quanto na consolidação do Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia). A expectativa é que a iniciativa possa ser viabilizada por meio de uma futura parceria entre a Secretaria e a UnB.