05/05/2025 às 20h33 - Atualizado em 05/05/2025 às 20h33

Secretaria do Meio Ambiente coordena capacitação para fortalecer resposta a incêndios florestais no Distrito Federal

COMPARTILHAR

 

Capacitação faz parte das ações do PPCIF/DF e será realizada de 5 a 9 de maio em Taguatinga e Brazlândia

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) promoverá, entre os dias 5 e 9 de maio de 2025, o curso de Sistema de Comando de Incidentes. A iniciativa faz parte do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF/DF), coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-DF).

 

Com carga horária de 40 horas, o curso será realizado no Grupamento de Proteção Civil do CBMDF, localizado no Setor B Norte QNB 1, em Taguatinga Centro. As atividades acontecerão das 8h às 17h e incluirão aulas teóricas e práticas. Um dos destaques da programação é a realização de um simulado em campo, previsto para ocorrer na Floresta Nacional de Brasília, situada no município de Brazlândia.

 

“A capacitação contínua dos profissionais que atuam na linha de frente do combate aos incêndios é fundamental para a preservação do nosso patrimônio natural e a proteção da vida. Essa é uma prioridade do Governo do Distrito Federal, e a Sema tem atuado para fortalecer cada vez mais essa rede de proteção”, afirma Gutemberg Gomes, Secretário do Meio Ambiente do DF.

 

A capacitação será destinada a servidores de diversas instituições que atuam diretamente na prevenção e combate às queimadas no DF. Estão confirmados representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Jardim Botânico de Brasília (JBB), Força Aérea Brasileira, Instituto Cerrados, Instituto Cafuringa e do próprio CBMDF.

 

Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, o aperfeiçoamento dos servidores é uma estratégia importante para a preservação eficiente do Cerrado. “Nós estamos trabalhando para aperfeiçoar cada vez mais os nossos servidores dos diversos órgãos do Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para que estejam sempre prontos para agir de forma rápida em casos de emergência, nos ajudando a proteger nosso Cerrado e garantir a segurança da população”, afirmou.

 

“O curso visa à capacitação de diversos órgãos que integram o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, com objetivo de preparar o corpo técnico dos servidores que atuam na temática de incêndios florestais para aprimorar ainda mais a eficácia no combate aos incêndios florestais de grande proporção”, afirma Carolina Schubart, Coordenadora de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

 

Durante a formação, os participantes também serão instruídos sobre o uso do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), uma ferramenta estratégica de gestão adotada internacionalmente para a coordenação de emergências. Criado na década de 1970, na Califórnia (EUA), o SCI foi desenvolvido para otimizar o combate aos incêndios florestais e, atualmente, é amplamente utilizado por estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, em ações de segurança pública e resposta a desastres.

 

A metodologia do SCI permite a atuação integrada de diferentes instituições, garantindo maior eficiência nas operações, por meio da definição clara de funções, recursos e responsabilidades. O sistema também é aplicável a outras situações de emergência, como enchentes, acidentes com produtos perigosos e eventos de grande porte.

 

A realização desse curso reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com a preservação do meio ambiente e a segurança da população, em um momento em que as mudanças climáticas e o aumento das temperaturas elevam o risco de queimadas em áreas urbanas e de vegetação nativa.

 

Serviço:
Curso de Sistema de Comando de Incidentes
Data: 5 a 9 de maio de 2025
Horário: 08h às 17h
Local: CBMDF – Setor B Norte QNB 1, em Taguatinga Centro