14/08/2025 às 18h12 - Atualizado em 14/08/2025 às 18h12

GDF reforça compromisso com obras sustentáveis no Distrito Federal na construção civil

COMPARTILHAR

Encontro reúne especialistas, gestores e empresários para incentivar o uso de agregados reciclados em obras públicas e privadas

Por Hudson Portella

Na manhã desta quarta-feira (13), representantes do setor público, privado e acadêmico se reuniram no Hall do Espaço Multiuso Rubens Rezende Macarrão, na Novacap, para participar do evento “Construindo Sustentabilidade”. A iniciativa, promovida pelo Comitê de Resíduos da Construção Civil do Distrito Federal (Corc/DF), que é composto pelo Sinduscon/DF, Novacap e Secretaria de Estado do Meio Ambiente do DF (Sema/DF), teve como objetivo central desmistificar e incentivar o uso de agregados reciclados em obras públicas e privadas.


A programação contou com abertura institucional pelo diretor de projetos da Novacap, Carlos Spies e pelo secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes que destacaram a importância da pauta para unir desenvolvimento e responsabilidade ambiental. Segundo eles, “a construção civil é um dos setores que mais consome recursos naturais e, simultaneamente, um dos que mais gera resíduos”.

“O uso de agregados reciclados é uma ação concreta de economia circular, que fortalece a cadeia produtiva local, gera empregos e contribui para a sustentabilidade das nossas obras. Mais do que fiscalizar, precisamos criar caminhos para que a destinação correta seja viável, economicamente atrativa e tecnicamente segura”, afirmou Gutemberg Gomes, secretário de Meio Ambiente do DF.

Além de discutir aspectos técnicos e regulatórios, o encontro ressaltou que o descarte irregular de resíduos da construção continua sendo um desafio no Distrito Federal, gerando impactos ambientais e sociais. Para os organizadores, ampliar as alternativas de reaproveitamento e integrar produtores, transportadores e receptores é essencial para reduzir os danos e melhorar a gestão dos resíduos. O debate abordou experiências bem-sucedidas, avanços regulatórios e estratégias para ampliar o uso de agregados reciclados, reforçando a importância da integração entre poder público, setor produtivo e academia.

O evento reuniu gestores públicos, construtoras, engenheiros, técnicos, representantes de entidades de classe, acadêmicos e estudantes. Entre os temas abordados, estiveram experiências bem-sucedidas, avanços nas regulamentações e estratégias de incentivo à economia circular no setor.

A expectativa é que a iniciativa contribua para sensibilizar e engajar o setor da construção civil no uso de agregados reciclados, fortalecer parcerias institucionais e consolidar o protagonismo da Sema/DF na implementação de políticas públicas para a área.