Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Energia Solar

 

A Energia Solar Fotovoltaica é aquela gerada a partir da captação da luz solar por painéis que a convertem, por efeito fotovoltaico, em corrente elétrica contínua, sendo depois convertidas em corrente alternada para distribuição e uso. A principal vantagem nesse tipo de energia é a redução nas emissões de Gases de Efeito Estufa, ajudando assim, a combater o aquecimento global e as mudanças climáticas.

 

O Governo do Distrito Federal, ciente dos problemas causados pelas mudanças climáticas, elaborou o Planejamento Estratégico do Distrito Federal – 2019 a 2060 como forma de promover o desenvolvimento do DF e por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/DF, construiu um eixo específico nesse planejamento para os cuidados ambientais. Dentre os blocos que compõem o eixo ambiental, está o que lida com a matriz energética. Atualmente a matriz energética do DF tem seu abastecimento quase total oriundo de hidrelétricas, diante disso um estímulo ao uso da energia solar fotovoltaica é bem vindo, uma vez que ajuda na diversificação da matriz energética do DF e também auxilia na descarbonificação da nossa matriz.

 

Para alcançar o objetivo de ampliação da utilização da energia solar fotovoltaica, a SEMA/DF, por meio do Projeto CITinova, financiado com recursos do Global Environment Facility – GEF, vem desenvolvendo ações que vão fomentar o desenvolvimento desse mercado. Dentre essas ações, estão àquelas voltadas à realização do benchmarking distrital sobre o tema, incluindo-se aí levantamento de empresas, legislação e normas, linhas de financiamento, formas de estímulo, dentre outros aspectos. Outra ação importante é aquela que visa à identificação de edificações, ligadas ao sistema ambiental do DF, que têm potencial de receber um sistema de captação de energia solar fotovoltaica, para posterior escolha da que terá o seu projeto elaborado e executado. Espera-se que até o final de 2021 tenhamos os seguintes resultados:

 

i) Estratégia de energia solar fotovoltaica para o DF elaborada e disponibilizada ao público;
ii) Sistema de geração fotovoltaico para atendimento a prédios públicos implantado, com disponibilização de um modelo de referência.
iii) Setor fotovoltaico do DF mobilizado e capacitado para promover os avanços e a ampliação dessa atividade.