06/08/2025 às 14h38 - Atualizado em 06/08/2025 às 14h38

Iprev-DF conquista certificação máxima concedida pelo Ministério da Previdência

COMPARTILHAR

Nível IV no Pró-Gestão RPPS vai permitir melhores investimentos previdenciários

O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) obteve a certificação Nível IV no Pró-Gestão RPPS, atingindo o mais elevado grau de excelência previsto pelo Programa Nacional de Boas Práticas para os Regimes Próprios de Previdência Social, do Ministério da Previdência. A autarquia já havia sido classificada com o Nível II em 2022.

A certificação Nível IV é concedida aos Regimes Próprios de Previdência Social ー sistema de previdência dos servidores públicos efetivos da União, estados e municípios ー que demonstram elevado desempenho em critérios como governança corporativa, controles internos, gestão de riscos, sustentabilidade previdenciária e conformidade legal.

O resultado alcançado pelo Iprev-DF reflete a adoção de práticas eficientes, o aprimoramento contínuo dos processos internos e o alinhamento com os princípios de transparência e responsabilidade na gestão pública. O Pró-Gestão Nível IV amplia as possibilidades de melhores investimentos dos recursos. Isso é possível graças à autorização federal para políticas de alocação de recursos mais diversificadas, incluindo a aquisição de títulos públicos marcados na curva.

Segundo o Ministério da Previdência, atualmente há 274 regimes próprios com certificações do Pró-Gestão, sendo 119 no Nível I, 114 no Nível II, 28 no Nível III e 13 no Nível IV.

O DF passa a integrar o seleto grupo de cinco unidades federativas a conquistar o Nível IV, além de Alagoas, Mato Grosso, Rondônia e Sergipe. Para obter a certificação máxima, o Iprev-DF passou por uma auditoria em que foram avaliadas 24 ações em três pilares: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.

“Esta certificação idealizada e outorgada pelo Ministério da Previdência é mais do que um selo técnico de qualificação, é o reconhecimento de que o Iprev-DF apresenta alto grau de maturidade nos pilares da governança, gestão de riscos, controles internos e transparência institucional”, destaca a diretora-presidente do Iprev-DF, Raquel Galvão.

“Somos agora parte de um seleto grupo de entes federativos que, de forma efetiva, demonstram e evidenciam boas práticas para a governança da previdência pública, preservando princípios essenciais com responsabilidade, eficiência, na incansável busca de bons resultados para garantir a sustentabilidade do sistema para os segurados e sociedade como um todo”, acrescenta.

“Essa conquista reafirma o nosso compromisso com a qualidade no atendimento, com a preservação do equilíbrio financeiro e atuarial e com o respeito ao nosso maior patrimônio: a vida de nossos beneficiários. Vamos continuar atuando com ética, responsabilidade e integridade para garantir um futuro previdenciário justo e exequível, estimulando a confiabilidade de todos os servidores do DF”, completa Raquel Galvão.

A diretora de Governança, Projetos e Compliance do Iprev-DF, Sylvia Neves Alves, que acompanhou todo o processo, pontua: “A certificação no nível IV do Pró-gestão RPPS representa um reconhecimento importante para o Iprev-DF, pois reflete o nosso compromisso com a excelência, a transparência e as boas práticas na gestão previdenciária. Essa conquista mostra que estamos no caminho certo, adotando as melhores práticas de governança e reforçando a confiança dos nossos segurados e da sociedade no trabalho que fazemos”.