Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/21 às 18h24 - Atualizado em 8/11/21 às 18h24

Sistema criado nos Estados Unidos para gestão de incêndios florestais será aplicado no DF

Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é o tema de mais um curso ministrado no âmbito do ciclo 2021 das atividades de capacitação previstas no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF/DF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o evento ocorre entre os dias 8 e 12, de 8h às 18h, com aulas teóricas na Academia de Bombeiro Militar Cel. Osmar Alves Pinheiro, no Setor Policial Sul.

 

Aplicável a qualquer tipo de situação, o SCI possibilita a organização das ações que devem ser adotadas no controle de situações referentes a acidentes, garantindo a integração dos esforços para a resposta. Desenvolvido na década de 70 para a gestão no combate aos incêndios florestais na Califórnia, Estados Unidos, é utilizado por diversos estados brasileiros, incluindo o Sistema de Segurança Pública do Distrito Federal.

 

“O curso é de suma importância para o alinhamento dos procedimentos a serem seguidos pelos órgãos envolvidos nos combates, principalmente em incêndios de grandes proporções onde se intensifica a necessidade de apoio de diversas instituições, para organizar e administrar rapidamente a situação evitando, assim, a evolução de um desastre”, explica a coordenadora técnica do PPCIF, na Sema, Carolina Schubart.

 

Com 40h de duração, o curso é voltado a brigadistas e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasília Ambiental, Jardim Botânico de Brasília, CBMDF e Ala 1 da Aeronáutica.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente