O Governo do Distrito Federal desenvolverá ações para o desenvolvimento econômico e social sustentável em conjunto com a República Tcheca. A Secretaria do Meio Ambiente do DF (Sema) e o país europeu firmaram nesta segunda-feira (08) carta de intenções em que formalizam o interesse mútuo em uma cooperação com foco em ambas as regiões.
O trabalho envolverá o Distrito Federal e a região da Boêmia do Sul, na República Tcheca. O objetivo inicial é identificar áreas de interesse comum que levarão a um plano de ação conjunto para a promoção de novas oportunidades de negócios entre as duas localidades.
As áreas de atuação incluem energia solar e a relação entre água e alimentos. Nesse contexto, a medida englobará arranjos de negócios e tecnologias relacionadas a casas e condomínios autossuficientes, além de produção de água e de alimentos agroecológicos, por meio, inclusive, do reúso de efluentes.
O protocolo foi assinado pela coordenadora de Recursos Hídricos da Subsecretaria de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da Sema, Maria Cristina Marodin, e pelo representante do governo tcheco. A medida é apoiada pelo Programa de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Meio Ambiente (Sema)