Os secretários do Meio Ambiente, Sarney Filho e o da Educação, Rafael Parente e o Presidente do IBRAM, Edson Duarte, estiveram reunidos nesta terça-feira para discutir programas de educação ambiental afetos às duas áreas. No encontro ficou definido a inclusão do Parque do Riacho Fundo e do Parque Dom Bosco no programa Parque Educador, Parceria entre a secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distro Federal – SEMA, Secretaria de Estado e Educação – SEE-DF e Instituto Brasília Ambiental – IBRAM.
Hoje, a ação conjunta se dá em quatro parques: Parque Ecológico de Águas Claras; Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga; Parque Águas Emendas e o de Sucupira, em Planaltina. Para as atividades de educação ambiental, oito professores cedidos pela Secretaria de Educação trabalham nessas áreas, número que com a inclusão de mais dois parques subirá para 12.
Sarney Filho comemorou a ampliação do projeto, e ressaltou que educação ambiental é uma das prioridades do governo Ibaneis Rocha. “Sabemos que a capital passou recentemente por grave crise hídrica, e a situação pode se repetir, já que as mudanças climáticas, cada vez mais, influirão no regime de chuvas”, alertou.
O secretário da Sema reforçou a importância dos parques para a população da capital que frequenta com assiduidade os espaços verdes.
Cuidando do Professor
O secretário da Educação, Rafael Parente, falou sobre um dos principais programas que irá implantar no DF: o Programa Cuidando do Professor.
“Estamos preocupados com a saúde de nossos professores, que precisam de contato com a natureza, o que também funciona como aprendizado”, afirmou. Ele adiantou que a sua secretaria também promoverá este ano um mês de Festival da Ciência. “Queremos motivar alunos e professores. A ideia é produzir vídeos sobre educação ambiental com a premiação dos melhores trabalhos, explicou”.
Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal
Assessoria de Comunicação