O encontro foi realizado dia 30/10/2023 e reuniu representantes que atuam na área de Educação Ambiental do Brasil. Teve como tema: “A educação ambiental na reconstrução do Brasil”. O Distrito Federal foi representado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA/DF), Secretaria de Estado de Educação (SEEDF) Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAGRI), Instituto Brasília Ambiental (BRASÍLIA AMBIENTAL) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB).
A abertura do evento foi conduzida pela secretária executiva do MEC, Izolda Cela, representando o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e pela secretária de Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo.
O encontro debateu a retomada das políticas públicas de educação ambiental nos órgãos que gerenciam a política nacional. No âmbito do MEC, são discutidos programas voltados para infância e juventude, formação docente, produção de material didático e a Conferência Infantojuvenil para o Meio Ambiente, realizada em parceria com MMA e outros órgãos.
A secretária executiva do MEC destacou o compromisso do governo federal em ampliar as frente de ação pela preservação do meio ambiente e o papel transformador da educação. “A palavra tem força, mas o exemplo arrasta. Por isso, precisamos aproveitar o ambiente em que estão crianças e jovens, as novas gerações, para dar aos estudantes a oportunidade de enxergar perspectivas de um desenvolvimento mais sustentável, um desenvolvimento que não marginaliza pessoas e grupos”, destacou.
A ministra Marina Silva destacou que a mudança climática deve ser uma prioridade e “os jovens têm um papel a desempenhar neste momento de transformação. Costumo dizer que chega de a gente pensar em construir um futuro a partir do presente que a gente tem. A gente precisa construir o presente a partir do futuro que a gente quer alcançar. E se a gente quiser alcançar um futuro que tenha inclusão produtiva, que não tenha desigualdades sociais, que não tenha racismo, machismo, a gente tem que apostar nas diferentes formas de educar e pós-educar”, disse.
Na ocasião, também foi reinstituído o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (OG/PNEA) e ocorreu a posse dos integrantes do Comitê Assessor do OG/PNEA, composto por representantes de diversos setores. Este Comitê é formado por representantes das seguintes instituições: Comissões Interinstitucionais Estaduais de Educação Ambiental, Confederação Nacional do Comércio, União Geral dos Trabalhadores, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Conselho Nacional de Meio Ambiente, Conselho Nacional de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Associação Brasileira de Imprensa, Associação de Entidades Estaduais de Meio Ambiente e Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.
As CIEAs estaduais, que possuem vaga no Comitê Assessor da PNEA, escolheram a CIEA-DF para representá-las. A Secretária Executiva da CIEA-DF, a servidora Vanessa Sousa de Oliveira, foi empossada, juntamente com os novos membros.
Para Hugo de Carvalho Sobrinho, Assessor Especial da SEMA/DF, “é relevante o tema do evento no contexto da política de Educação Ambiental. Além disso, a posse da CIEA/DF no comitê Assessor, posiciona a nossa unidade de federação como importante agente no processo de construção da política nacional”, aponta.
Vanessa Oliveira, Secretária Executiva da CIEA/DF, destaca que “”a reinstituição do Órgão Gestor é fundamental para dar diretriz às ações em educação ambiental. É especialmente importante para o fortalecimento das CIEAs estaduais””.
Informações:
CIEA/DF – https://www.ibram.df.gov.br/ciea-df/
Ministério da Educação – https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/mec-e-mma-realizam-encontro-sobre-educacao-ambiental