Notícias
Secretário participou de solenidade na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado
(Brasília, 12/9/2017) – O secretário do Meio Ambiente, André Lima, assinou nessa segunda-feira (11), na Câmara dos Deputados, dois acordos para a recuperação do Cerrado no Distrito Federal.
“Viemos na Câmara dos Deputados, comemorar o Dia Nacional do Cerrado e a Sema está dando sua contribuição efetiva para a proteção e recuperação do Cerrado ”, explicou o secretário.
André assinou uma portaria definindo as normas de recuperação ambiental do programa Habita Brasília, que deverá ser publicada ainda esta semana no Diário Oficial do DF. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente.
Outra novidade é o acordo de cooperação técnica assinado em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, Sistema Florestal Brasileiro e o Instituto Brasília Ambiental.
Em breve, como parte do acordo, será lançado um edital do programa Recupera Cerrado, com destinação de 10 milhões de reais para a recuperação ambiental. O Ministério do Meio Ambiente contribuirá com cinco milhões de reais e o governo de Brasília com mais cinco milhões. A Terracap já está destinando dois milhões de reais para a iniciativa.
Segundo o secretário o investimento garante diferentes métodos de recuperação do cerrado. André destacou também outras importantes medidas anunciadas na solenidade, como a doação de 630 hectares de cerrado preservado para a expansão do Parque Nacional de Brasília, e o reconhecimento do governo federal pelo empenho da Sema para o processo de ampliação da Chapada dos Veadeiros, que aumentou em quase 200 mil hectares.
“Uma maneira positiva de comemorar o dia do Cerrado é entregando para a sociedade políticas e ações efetivas para a preservação do nosso grande bioma” concluiu André.
Saiba mais:
Fundação Banco do Brasil: Fundação BB faz parcerias para recuperação do Cerrado no DF
Confira a galeria de fotos da Agência Câmara sobre o evento clicando aqui.