Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/03/19 às 12h46 - Atualizado em 21/03/19 às 19h55

SEMA apresenta projeto com foco na gestão da água no DF

 

O Secretario do Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, visitou nesta quarta-feira (20), na região do Alto Descoberto, o projeto-piloto  Sistemas Agroflorestais  (SAF’s)  que está sendo desenvolvido com o objetivo de proteger os mananciais que abastecem os reservatórios do Descoberto e do Paranoá. “Proteger os nossos mananciais, garantindo programas de agricultura sustentável para os pequenos agricultores é prioridade do governador Ibaneis Rocha”, afirmou.

 

O secretário esteve reunido com os técnicos e as famílias beneficiadas por esta iniciativa no Sítio Pinheiros, em Brazlândia, localizado a 45 quilômetros de Brasília. O evento faz parte da agenda comemorativa da Semana da Água. Nesta sexta-feira (22), é celebrado mundialmente o Dia da Água.

 

O incremento da mecanização será um grande estímulo para os produtores migrarem dos sistemas tradicionais de cultivo para os Sistemas Agroflorestais, segundo Sarney Filho, que abriu o evento. “Trata-se de um sistema inovador, que permite a redução da necessidade de mão-de-obra nos cultivos agrícolas associando geração de renda e recuperação das nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP’s)”, disse o secretário.

 

Os Sistemas Agroflorestais são baseados na dinâmica da floresta natural e combinam espécies florestais com culturas agrícolas e/ou pecuária, procurando obter como resultado dessa associação o melhor aproveitamento no uso dos recursos naturais.

 

A implantação dos SAF’s mecanizados teve início de março, com o plantio dos  primeiros quatro hectares em oito propriedades. O projeto prevê a implantação de SAF’s mecanizados em cerca de  40 propriedades no Paranoá e no Descoberto, as duas principais bacias de abastecimento de água do DF.

 

 

Renda

 

O produtor Carlos Augusto Toneli trabalha em tem três hectares de terra na Colônia Agrícola Nova Betânia, em São Sebastião, e quer diversificar a produção e aumentar a renda. Atualmente, o agricultor planta mandioca e cria galinhas caipira e porcos, mas ele potencializar a criação de peixes, a partir dos conceitos dos SAF’s.

 

“Já conheço o sistema de agroflorestas e quero saber como posso fazer para adubar e irrigar a terra com a água que já é utilizada no tanque dos peixes”, explicou.

 

Dono da Estância Nova Cabrália, com 108 hectares de terra no município de Carlos Chagas, no nordeste do estado de Minas Gerais, Euler Rodrigues Batista já implementou o sistema de agroflorestas em 2 hectares da propriedade. “Quero aprender mais sobre o sistema”, sentenciou o produtor, que não perde a oportunidade de conhecer as inovações para o campo sempre que vem a Brasília para visitar a filha Mariana, que é agrônoma.

 

Representante da VerdeNovo, uma empresa que comercializa sementes de espécies nativas do cerrado, Simone Rodrigues de Sousa, aproveitou o evento para conhecer os SAF’s e fazer contato com os participantes.

 

“A empresa também coleta, beneficia e vende sementes. É importante participarmos desse tipo de iniciativa porque é uma grande oportunidade para conhecermos as necessidades dos produtores”, informou.

 

O Sítio Pinheiros foi a primeira propriedade escolhida para a implantação dos SAF’s, por ser um espaço pedagógico que realiza ações de educação ambiental, para estudantes do DF e o público, em geral.

 

“O sistema agroflorestal foi implantado em meio hectare do sítio, um local que é visitado por muita gente e, assim, se torna um polo demonstrativo. A contrapartida do proprietário é cuidar, irrigar a fazer a manutenção da área”, explicou a coordenadora do Projeto GEF Cidades Sustentáveis, Nazaré Soares.

 

 

 

GEF Cidades Sustentáveis

 

A implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs mecanizados) está inserido no Projeto GEF Cidades Sustentáveis (Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil por meio do Planejamento Urbano Integrado e de Investimentos em Tecnologias Inovadoras).

 

O Projeto, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), sigla em inglês), é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação (MCTIC) em parceria com a ONU Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente do DF (SEMA), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGRR), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Agência Recife para Inovação e Estratégia.

 

Secretaria de Meio Ambiente (SEMA)

Assessoria de Comunicação Social