Iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável em cidades do Distrito Federal fizeram parte do 10º Fórum Global de Resiliência Urbana e Adaptação Climática, em Bonn
A experiência da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) em financiamento e execução de projetos estratégicos no Distrito Federal na área de sustentabilidade das cidades foi apresentada nesta quinta-feira (27/06), pela subsecretária de Assuntos Estratégicos, Alessandra Andreazzi Peres, no 10º Fórum Global de Resiliência Urbana e Adaptação Climática, em Bonn, na Alemanha. Ela foi uma das palestrantes da Sessão de Intercâmbio das Cidades do GPSC (Plataforma Global para Cidades Sustentáveis). O evento teve início no dia 26 e segue até esta sexta, (28).
O objetivo do fórum é promover a troca de experiências entre cidades de todo o mundo, representadas por integrantes dos governos, organizações não governamentais, organismos internacionais e bancos multilaterais.
Segundo Alessandra, mesmo fazendo parte da delegação da América do Sul, foi possível interagir com pessoas de todos os continentes. “Então, penso que o mais importante aqui tem sido a troca de experiências. Poder ter contato com especialistas para nos dar mais ideias e contribuir com o que a gente está pensando e fazendo, assim como, saber mais da área de financiamento para projetos de mudanças do clima e trocas bilaterais chamou muito a minha atenção”, afirma.
O evento é organizado pelos Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), uma rede global com cerca de 1.750 governos locais e regionais de mais de 100 países, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável e pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility ou GEF) por meio do GPSC.
A resiliência urbana é a capacidade que uma cidade tem de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se da exposição às ameaças, produzindo efeitos de maneira oportuna e eficiente, o que inclui a preservação e restauração de suas estruturas e funções básicas.