O Distrito Federal enviará 10 delegados na faixa etária entre 11 e 14 anos para a 5ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, cuja etapa nacional acontecerá em junho deste ano. A etapa distrital da Conferência aconteceu nos dias 21 e 22 de março.
O secretário de Meio Ambiente, Igor Tokarski, participou da abertura da Conferência. Segundo ele a pauta está em consonância com todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente. “Nós estamos aqui pensando exatamente nas futuras gerações então nada melhor do que a participação da juventude nos processos decisórios”. A Secretaria de Meio Ambiente participou de todas etapas de construção da Conferência no DF.
O objetivo da Conferência é de mobilizar estudantes, adolescentes e jovens para promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas. A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).