Uma ação conjunta coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA-DF) articulada com o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) vai revitalizar o Parque Saburo Onoyama, localizado em Taguatinga. O local foi inaugurado no dia 5 de junho de 1988 e hoje enfrenta problemas de infraestrutura e segurança.
Uma comitiva formada por técnicos dos órgãos envolvidos, sociedade civil e pela família de Saburo Onoyama, que doou a área para construção do parque, realizou uma visita técnica no último dia 3 de maio para identificar as demandas do local.
A intenção do projeto piloto de recuperação dos parques é buscar, em todas as secretarias, ações e parcerias que possam ser feitas com a população.
“A ideia é criar um plano de ação e fazer algumas intervenções no parque para torná-lo atrativo para a população local. É importante que a sociedade civil participe ativamente desde a construção da ideia até a entrega final”, explica o secretario adjunto de meio ambiente do DF, Manoel Alexandre.
O uso dos recursos de compensação florestal vai garantir a realização e manutenção das benfeitorias nos parques. A ideia é incentivar a comunidade a participar da elaboração do plano de revitalização do parque. Jorge Key, empresário e morador da colônia japonesa Onoyama, acredita que essa participação popular será o grande diferencial da ação. “Pra mim, o mais importante seria o envolvimento, a conscientização e preservação feita pela população”, explica.
O próximo passo após a visita técnica será a elaboração de um protocolo de intensões definindo as demandas, as competências e as metas de cada órgão envolvido.