Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/03/22 às 9h57 - Atualizado em 24/03/22 às 14h51

Sarney Filho visita Serrinha do Paranoá

Região tem nascentes e áreas preservadas na região do Lago Norte

 


 

O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, visitou, na manhã de sábado, (19/3), a área conhecida como Serrinha do Paranoá, de cerrado nativo, que abarca nascentes e áreas preservadas na região do Lago Norte, entre o Varjão e o Paranoá. Ele atendeu convite da Associação Preserva Serrinha para discutir os termos da criação de Unidades de Conservação (UCs) na área, previstas pelos órgãos ambientais. Na ocasião, o morador do Núcleo Rural Jerivá, Ricardo Monte Rosa, apresentou as reinvindicações das lideranças ambientais.

 

 

O Brasília Ambiental abriu, em janeiro, consulta pública para subsidiar a criação do Parque Distrital Pedra dos Amigos e do Monumento Natural da Encosta na área. As contribuições poderiam ser enviadas até o dia 31 de março, mas de acordo com o secretário da Sema, a partir da visita, ele solicitará a prorrogação do prazo para engajar mais atores na discussão.

 

“É sempre bom conhecer as realidades. A conversa a respeito da criação das UCs e quais serão, não vai ser encerrada agora. Vamos fazer uma reunião de trabalho no meu gabinete, para a qual vou convidar o Ministério Público, técnicos do Brasília Ambiental e a comunidade e vamos chegar a um denominador comum que permita compatibilizar a criação de uma UC de Proteção Integral com as demandas daqueles que já moram aqui há muito tempo e ajudam a preservar a região”, afirmou o secretário.

 

De acordo com a presidente da associação, Lúcia Mendes, desde o início das discussões sobre a criação das Unidades de Conservação na Serrinha, a entidade buscou interlocução com diversas forças políticas do DF. “Hoje essa visita aconteceu e tivemos a oportunidade de mostrar as sensibilidades daqui e a necessidade de revisão dos desenhos de criação de Monumento Ambiental (MoNa) e de parques, que estão previstos. Defendemos que as UCs não sejam criadas sobre as áreas ocupadas pelas chácaras que vêm protegendo a região há décadas”, disse.

 

 

Participação – Também estavam presentes a subsecretária de Gestão Ambiental e Territorial da Sema, Maria Sílvia Rossi, o analista do Brasília Ambiental, Renato Prado, e o chefe da Área de Preservação Ambiental (APA) do Planalto Central do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Maurício Laxe. Representando os moradores, a presidente do conselho Rural do Lago Norte, Mônica Peres e a presidente do Instituto Oca do Sol, Consolacion Udry e a presidente da Associação Núcleo Rural do Urubu, Solange Sato.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria do Meio Ambiente