O secretário do Meio Ambiente do DF, Sarney Filho, abriu, nesta quarta-feira (17), a 30ª Reunião do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH/DF). No encontro, reafirmou o compromisso da pasta com a segurança hídrica no DF e enfatizou o compromisso de colocar em prática soluções de economia de água, reúso, drenagem, proteção e recuperação de nascentes e revitalização de bacias hidrográficas.
Com os conselheiros, Sarney Filho alertou para a necessidade de proteção dos mananciais do Cerrado. “O Cerrado está ameaçado. Temos que combater o desmatamento nas nossas bacias e preservar as nascentes, ao mesmo tempo em que temos que conservar e ampliar a educação ambiental no sentido do consumo racional e inteligente da água”, ressaltou o secretário, atual presidente da entidade.
Sarney Filho destacou, ainda, que a conservação do bioma é fundamental para a segurança hídrica. “Brasília fica no coração do Cerrado, bioma que está, juntamente com a Amazônia, no cerne da questão da água no Brasil. As chuvas deste ano nos dão algum alento, mas sabemos que a ameaça de desabastecimento nos próximos anos é bastante concreta”, disse.
Também participaram da reunião o presidente da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Sales, e o subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Jair Tannús Júnior.
Novos conselheiros
Representantes do Governo do Distrito Federal e da Federação das Indústrias do DF (Fibra) tomaram posse como conselheiros durante a reunião. Sarney Filho explicou que foi necessário refazer as nomeações do CRH, motivou pelo qual a reunião teve de ser adiada. No fim de fevereiro, foi publicada a lista de representantes e, com isso, todos eles puderam ser empossados.
O Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal é um órgão de caráter articulador, consultivo e deliberativo, que atua no Distrito Federal em questões referentes à utilização, manutenção e preservação dos recursos hídricos locais.
Integram o plenário representantes do poder público local com atuação no gerenciamento ou no uso de recursos hídricos, o Sindicato dos Produtores Rurais do DF, a Fibra e associações de usuários de recursos hídricos com atuação comprovada no DF, além de representantes das organizações civis relacionadas ao tema.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Meio Ambiente (Sema)