Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/05/17 às 14h45 - Atualizado em 30/10/18 às 11h32

São Sebastião abre Conferência Distrital do Meio Ambiente

Notícias

Encontro será o primeiro de seis pré-conferências que representaram diferentes grupos de bacias hidrográficas do DF e conta também com a participação das comunidades do Paranoá, Itapoã e Jardim Botânico. Água é o tema transversal da Conferência Distrital do Meio Ambiente, que abordará todas as áreas desde a ocupação do território até a relação da saúde pública e o tratamento dos resíduos

(Brasília, 16/05/2017) – A sociedade do Distrito Federal receberá em novembro a Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017: Cuidando das Águas. A etapa preparatória para a realização do evento começa no dia 3 de junho, com a Pré-Conferência Regional da Bacia do São Bartolomeu, Bacia do São Marcos e Bacia do Paranoá. A fase abrange as comunidades do Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião.

Seis pré-conferências cobrem todo o território do DF. Os objetivos dessa fase são a discussão do texto-base da conferência, elaboração de propostas por representantes das regiões e a eleição de delegados para a etapa distrital, que acontecerá de 24 a 26 de novembro, em Brasília. A conferência tem como tema transversal a política de águas do território e suas interfaces com a gestão territorial e hídrica; uso econômico da água; educação ambiental, cidadania e participação; biodiversidade e cerrado; clima, e resíduos sólidos, saneamento e saúde.

Além de promover a agenda ambiental e estimular a participação da sociedade, a conferência distrital tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (Coname do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH). O Regimento Interno prevê a elaboração do Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente, e promover a efetivação das Comissões de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas).    

Programação

3 de junho – Pré-Conferência Regional das Bacias do São Bartolomeu, São Marcos e Paranoá. Regiões: São Sebastião, Paranoá, Itapoã e Jardim Botânico. No campus São Sebastião do IFB.  

24 de junho – Pré-Conferência Regional das Bacias do São Bartolomeu, Maranhão, Rio Preto e Rio Paranã. Regiões: Sobradinho I e II, Fercal e Planaltina. No campus Planaltina do IFB.

8 de julho – Pré-Conferência Regional da Bacia do Corumbá. Regiões: Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. No campus Gama do IFB.

5 de agosto – Pré-Conferência Regional da Bacia do Rio Paranoá. Regiões: Vicente Pires, Águas Claras, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Estrutural/SCIA, Riacho Fundo I e II. No campus Estrutural do IFB.

2 de setembro – Pré-Conferência Regional Bacia do Rio Paranoá. Regiões: Park Way, Lago Norte, Varjão, Lago Sul, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro, Guará/SIA e Plano Piloto. No campus Brasília. 

7 de outubro – Pré-Conferência Regional da Bacia do Descoberto. Regiões:  Samambaia, Taguatinga, Brazlândia e Ceilândia. No campus Samambaia do IFB.

Pré-Conferência Regional da Bacia do São Bartolomeu, Bacia do São Marcos e Bacia do Paranoá

Data: 3 de junho (sábado)

Horário: 8h

Local: Instituto Federal Brasília (IFB) – Campus São Sebastião, na Área Especial 2, Q. 2, Área da Bacia do Rio São Bartolomeu – São Bartolomeu, CEP 71697-040.

Leia mais:

Instituto Federal de Brasília: IFB receberá todas as Pré-Conferências Regionais do Meio Ambiente

Campus de São Sebastião do Instituto Federal de Brasília receberá a primeira pré-conferência regional no dia 3 de junho. Foto: Professora Pilar Acosta/IFB.