O Plano de Recursos Hídricos dos Afluentes Distritais do Rio Paranaíba (PRH Paranaíba-DF) foi aprovado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba-DF). O documento passou por apreciação e foi ratificado pelo Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH-DF), na 37ª Reunião Extraordinária da instância, ocorrida nesta quarta-feira (24/06), sob a presidência da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). O evento ocorreu por meio de videoconferência, devido à pandemia da Covid-19, com cerca de 40 participantes.
A Bacia é responsável pela maior parte da área drenada do Distrito Federal, ocupando área aproximada de 63,6% do seu território. Ela drena uma área de 879.873 km², sendo que 3.690 km² deles estão inseridos na área do DF, sendo delimitada aqui pelas Bacias Hidrográficas dos rios Paraná, São Marcos, Descoberto, São Bartolomeu, Paranoá e Corumbá.
“Os Planos de Recursos Hídricos são planos diretores que fixam as diretrizes básicas de implementação da Política de Recursos Hídricos. Indicam as ações necessárias para garantir a quantidade e qualidade da água na Bacia Hidrográfica, para seus múltiplos usos. O DF deu um grande passo em aprovar um plano de recursos hídricos dos Afluentes Distritais do Rio Paranaíba, que é a maior bacia do DF.”, afirma o subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Jair Tannus Júnior, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
De acordo com ele, o PRH Paranaíba-DF é um instrumento de gestão que deve ser considerado como base para futuros planejamentos de atividades nas Bacias dos afluentes do rio Paranaíba no DF. O objetivo é atender aos múltiplos usos dessas águas, respeitando a capacidade de suporte das bacias hidrográficas.
O documento aponta respostas técnicas, institucionais e legais de curto, médio e longo prazos para os temas relevantes e os principais problemas diagnosticados na bacia. Busca, ainda, incentivar o sentimento de pertencimento dos cidadãos por meio da participação social.
As Bacias Hidrográficas dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF, área de atuação do CBH Paranaíba-DF, respondem pelo abastecimento de cerca de 70% da demanda hídrica total para abastecimento humano do DF.
A tendência é que sua participação chegue a atingir 74% da demanda total em 2040, somando 11,8 m³/s de água utilizados para o abastecimento humano da população rural e urbana em seu entorno.
CONSERVAÇÃO – A estimativa exige ações de proteção, conservação e monitoramento dos mananciais utilizados para esta finalidade, principalmente nos lagos Paranoá, Descoberto, Santa Maria e Torto, estratégicos para o futuro das bacias, assim como medidas de redução de perdas e do consumo de água.
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Meio Ambiente