O secretário de Meio Ambiente, José Sarney filho, recebeu na manhã desta quinta-feira o administrador do Park Way, José Joffre Nascimento. Na pauta, o interesse, manifestado pela comunidade, de tornar o bairro cada vez mais sustentável, com a preservação das nascentes, especialmente a do curso hídrico do Córrego do Mato Seco.
“Nossa prioridade são as áreas de interesse ambiental e as nascentes têm uma grande importância para a recarga do Lago Paranoá e para o fornecimento de água para os córregos que abastecem o DF. Não podemos esquecer que a capital já passou por uma grande crise hídrica e que devemos trabalhar permanentemente para que isso não aconteça novamente”, disse o secretário.
Joffre Nascimento destacou a importância de que seja criado o Parque Ambiental do Córrego do Mato Seco, antiga reivindicação da Associação dos Moradores e Amigos do Córrego do Mato Seco (AMAC), com o objetivo de proteger as nascentes do córrego. As nascentes estão localizadas entre as quadras 27 e 28 do Park Way, mas, atualmente, a área está ocupada de forma irregular.
O administrador reivindicou também a inserção do Park Way na pauta do governo como prioridade na preservação de suas áreas de cerrado e enfatizou a importância do fortalecimento de campanhas contra incêndios florestais, que impactam diretamente sobre a região. “O Park Way está rodeado de reservas ambientais e sua extensa área de cerrado está incluída na reserva de biosfera da Unesco. Os incêndios causam enormes danos para a qualidade do ar, além de danos à flora e à fauna”, disse.
A campanha de Prevenção aos Incêndios é realizada pela secretaria de Meio Ambiente (SEMA) para proteger o cerrado. A secretaria está definindo as ações que serão adotadas este ano, durante a campanha.
O bairro Park Way tem 6 mil residências, totalizando uma população de 25 mil moradores.
Secretaria de Meio Ambiente
Assessoria de Comunicação Social
61-99360.1387