A Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF) realizou nesta quinta-feira (19), em parceria com a Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) o 3º Encontro de Multiplicadores da Coleta Seletiva Solidária no DF. O encontro teve como objetivo capacitar os servidores para que a prática seja adotada em todos os órgãos da administração pública.
A Subsecretária de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos da SEMA, Elisa Meirelles, destacou que um dos papéis da secretaria é capacitar e auxiliar os órgãos nesse processo. “Na SEMA temos a obrigação de ajudar na elaboração dos planos de gerenciamento e esse é um dos principais objetivos dessas oficinas. Os servidores tem a tarefa de ser um agente multiplicador, o que não é fácil, mas a educação ambiental é necessária. Não são as futuras gerações que tem que se preocupar com o desenvolvimento sustentável. Somos nós que estamos aqui e agora”, disse.
Durante o dia foram apresentados o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e boas práticas em coleta seletiva solidária, além da legislação e sistematização das informações sobre os grandes geradores.
A Lei Distrital nº 4.792/ 2012 que instituiu a Coleta Seletiva Solidária no âmbito dos órgãos públicos do Governo de Brasília determina que todo e qualquer resíduo reciclável seja entregue às cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A ação é uma estratégia que busca a construção de uma cultura institucional para um novo modelo de gestão dos resíduos, no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA