O Projeto Parque Educador é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM/DF). A ação tem como objetivo o desenvolvimento de educação integral, ambiental e patrimonial nas Unidades de Conservação do Distrito Federal e já atendeu mais de 11 mil estudantes da Rede Pública de Ensino entre 2018 e 2022.
Resultados anuais e totais de estudantes atendidos entre 2018 e 2022. Gráfico: Luiz Felipe Blanco de Alencar – Executor do Projeto pelo IBRAM/DF.
As ações/atividades são realizadas por Professores da Educação Básica da Secretaria de Educação. O diferencial do projeto é o desenvolvimento da Educação para a Sustentabilidade de maneira processual e duradora. Os professores e executores do Projeto estiveram reunidos, no último dia 05 de dezembro, para realização da avaliação de 2022 e para o Planejamento preliminar de 2023, ano em que o Projeto comemorará 05 (cinco) anos de atuação no território do Distrito Federal. Em 2022, obtivemos um total de 3.986 (três mil novecentos e oitenta e seis) estudantes participando do projeto de maneira ativa, crítica e propositiva. É importante salientar que não se trata apenas de uma aula de Educação Ambiental nas unidades de conservação do DF, pois de acordo com as modalidades do Projeto, os estudantes participam de 4 (quatro) a 10 (dez) encontros formativos.
Desde 2018, quando teve início, o Projeto Parque Educador já alcançou 160 escolas e mais de 11 mil estudantes. Foto: Hugo de carvalho Sobrinho – Executor do Projeto pela SEMA/DF.
Nesta reunião, ficou evidenciada a importância de tais atividades para o cumprimento do que preconiza o Currículo em Movimento do Distrito Federal e sua relação com o Eixo Transversal de Educação para a Sustentabilidade, uma vez que incluem trilhas guiadas nas Unidades de Conservação, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências na natureza. Além disso, o projeto fortalece a Política Ambiental do Distrito Federal e a Política Nacional de Meio Ambiente. O foco é a formação integral, ampliando e reforçando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira interdisciplinar.
Atividade realizada no Parque Ecológico Sucupira (Planaltina). Foto: Rosineide Aparecida Amado Cardoso – Professora do Projeto Parque Educador.
Nesse sentido, a abordagem metodológica almeja a educação integral que privilegie vários aspectos, dentre eles: a observação da natureza, como fonte de aprendizagem da sustentabilidade; o uso do movimento corporal, como recurso dinâmico, mobilizador e integralizador; o uso do símbolo como instrumento de religação das dimensões culturais e biológicas do ser humano; a ressignificação do cotidiano como espaço vivencial de transformação da realidade; a experienciação que se caracteriza pela criação de espaços vivenciais pedagógicos, a partir de temas específicos e pela inclusão de fatos do cotidiano como elementos de exploração e contextualização; estudos de textos como estratégia de afirmação das bases intelectuais do conhecimento; a inclusão do cotidiano como o mais variado, rico e complexo recurso disponível, que oferece chances de exploração pedagógica, com vistas ao desenvolvimento da identidade cultural dos estudantes e da comunidade (DISTRITO FEDERAL, 2019).
Reunião avaliativa e de Planejamento preliminar para 2023. Foto: Arquivo do Projeto Parque Educador.
Este projeto está presente nas seguintes Unidades de Conservação: Estação Ecológica Águas Emendadas/Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), Parque Ecológico Águas Claras, Parque Três Meninas (Samambaia), Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga), Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo e Parque Ecológico Dom Bosco/CPS.
Por todos os motivos acima elencados, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal parabeniza todos os professores, estudantes e executores do Projeto Parque Educador, que conduzem com dedicação e responsabilidade as ações/atividades que são realizadas no Projeto. Agradece a parceria da SEEDF e IBRAM nestes quase 05 (cinco) anos de existência e atuação.
Referências
DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Plano de trabalho do Projeto Parque Educador. Brasília: SEEDF, 2019.