Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/09/21 às 14h18 - Atualizado em 23/09/21 às 14h21

Lançamento do Sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos do Distrito Federal

 

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e a Zero Impacto Logística Reversa lançam, nesta sexta-feira, (24/9), às 10h, o Sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos do Distrito Federal, de acordo com o previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No DF, a medida vai garantir que eletroeletrônicos e eletrodomésticos de todos os tamanhos e pesos tenham destinação final adequada. Serão disponibilizados à população nove pontos de coleta e ainda o serviço de coleta agendada e sem custos no DF.

 

Os pontos de coleta serão disponibilizados nas Asas Sul e Norte, Lago Sul, Guará II, Águas Claras e Taguatinga. Já por meio da coleta agendada, os consumidores poderão marcar um horário e ter os seus produtos em fase de pós-consumo recolhidos na própria residência, desde que cumpram alguns requisitos, como o peso mínimo de 30 quilos. Caberá à ABREE garantir a destinação final ambientalmente adequada do que for coletado.

 

Na ocasião, Sema e ABREE vão firmar um Acordo de Cooperação, que tem como objeto a união de esforços para estruturação e implementação do sistema, levando em conta o recolhimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, gerados por usuários (consumidores, pessoas físicas) no DF, bem como sua destinação final ambientalmente adequada. Assinam o documento, o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho e o presidente da Associação, Sergio de Carvalho Mauricio.

 

Logística Reversa – De acordo com a PNRS, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem dividir a responsabilidade pelo ciclo de vida do produto, sendo a logística reversa um dos instrumentos. Definida como um instrumento de desenvolvimento econômico e social, a LR é caracterizada por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

 


Serviço

O quê:

  • Lançamento do Sistema de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos do Distrito Federal
  • Assinatura de Acordo de Cooperação entre Sema e ABREE para aprimorar a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no DF

Dia

  • 24 de setembro de 2021 (sexta-feira)

Horário

  • 10h

Local
Zero Impacto Logística Reversa (Trecho 1, conjunto 5, Lote 1, Pólo JK – Santa Maria/DF)