Solenidade será no Jardim Botânico de Brasília com diversas ações em prol do meio ambiente na Unidade de Conservação e atrações culturais
Brasília ganha nesta quinta-feira (5) destaque internacional como “Capital Verde Ibero Americana” pela desobstrução da Orla do Lago Paranoá, com sua entrega efetiva à população e o fechamento do Lixão da Estrutural, e sua substituição por um aterro sanitário e galpões de triagem de materiais recicláveis. A solenidade simbólica de entrega do selo será nesta quinta-feira (5), no Jardim Botânico de Brasília (JBB), às 17h.
Na ocasião, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF), entrega juntamente com o JBB, projetos de reestruturação do local, entre eles o encaminhamento do Projeto de Lei da criação da Fundação Jardim Botânico de Brasília à Câmara Legislativa do Distrito Federal. Também será encaminhado Projeto da Escola Superior do Cerrado.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Felipe Ferreira, as ações simbolizam a valorização que o Governo de Brasília dá ao meio ambiente, das quais o Jardim Botânico é um exemplo. “Estas entregas são resultado do trabalho conjunto entre Sema e o JBB, da articulação entre as diversas áreas do governo em prol do meio ambiente”, diz.
“Como fundação, o Jardim Botânico passa a ter mais autonomia. Por exemplo, para celeridade na assinatura de convênios e realização de projetos”, explica Jeanitto Gentilini, diretor executivo do JBB.
Anfiteatro
A solenidade marca também a inauguração do Anfiteatro, localizado junto à Alameda das Nações e dos Estados, o local foi criado para a realização de eventos de médio porte. Também
serão plantadas mudas para inauguração do Bosque do 8º Fórum Mundial da Água, realizado em março de 2018.
Atividades Culturais
O JBB lança o memorial Márcio Montarroyos, com todo acervo pessoal e artístico do famoso trompetista. Será lançado também o Festival Cultural e Ambiental de Inverno de Brasília, com show do quarteto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e do trompetista, Marcelo Rocha.