Atividade é coordenada pela Sema no Âmbito do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais
As ações de prevenção e combate aos incêndios florestais vão ganhar um reforço importante: a volta das blitzen educativas, voltadas a orientar motoristas que trafegam em vias próximas a unidades de conservação do Distrito Federal. A estratégia foi interrompida durante os dois anos de isolamento social, devido à Pandemia de Covid-19 e retorna ainda este mês, no Jardim Botânico. Também estão previstas mais duas, em junho e julho, na Floresta Nacional de Brasília (Flona) e na Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), respectivamente.
A retomada das blitzen foi decidida na manhã desta segunda-feira, (2/5), em reunião virtual entre representantes dos órgãos que integram o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif), coordenado pela Sema.
O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, falou sobre a importância da iniciativa, lembrando que nos dois primeiros anos de governo as blitzen chegaram a abordar em média, 300 veículos, em duas horas de atividade . “Sem a participação de todos, a tarefa de cuidar de nossas áreas verdes, parques e unidades de conservação fica muito difícil. Com o começo da seca, todo cuidado é pouco para impedir incêndios florestais, muitos deles de origem criminosa”, afirma.
A coordenadora do Ppcif na Sema, Carolina Schubart, explicou que a atividade de educação ambiental envolve estudantes de escolas próximas aos locais escolhidos para receber a blitz, o que significa que o número de pessoas beneficiadas pela ação é multiplicado. “Os estudantes recebem orientações em sala de aula e se tornam parceiros do combate ao surgimento de focos de incêndio, compartilhando o que aprendem também para os círculos familiar e de amigos”, diz. Acompanhadas pelos representantes do Ppcif que também participam do evento, eles conversam com os motoristas e distribuem panfletos e outros materiais explicativos.
Participaram da reunião, representantes do Brasília Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Jardim Botânico de Brasília, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Marinha e Aeronáutica.