Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/11/23 às 17h50 - Atualizado em 7/11/23 às 18h02

Assinado Acordo de Cooperação Técnica do Projeto Produtor de Água no Pipiripau

Na manhã desta terça-feira (7/11), no auditório da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), realizou-se cerimônia para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, com a presença de 17 instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada. Dentre elas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, representada pelo secretário Gutemberg Gomes. 

 

O Programa Produtor de Água foi lançado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), em 2001, com o objetivo de reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural. Implantado desde 2011 no DF, o Projeto Produtor de Água no Pipiripau atua em ações de conservação de água e solo na bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau, manancial que nasce em Goiás, mas possui a maior parte de sua área no Distrito Federal.

 

Para o secretário, Gutemberg Gomes, o projeto harmoniza a preservação dos recursos hídricos e o incentivo à produção de água, em áreas estratégicas para o DF. “Isso é possível através de medidas que visam a conservação de nascentes, das matas ciliares e de outros ecossistemas responsáveis pela manutenção dos aquíferos subterrâneos, utilizando práticas agrícolas sustentáveis, estimulando a conservação do solo e da vegetação nativa”, comentou Gutemberg. 

 

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, destacou a participação da sociedade como um todo. “Este projeto, como toda ação governamental, é voltado para o cidadão. Só que neste caso, o cidadão também é protagonista em tudo. A nossa satisfação decorre exatamente disso. Há uma integração perfeita entre o estado, a sociedade civil organizada e os cidadãos”, salientou Raimundo. 

 

Cerrado, Berço das águas

 

O Distrito Federal está localizado em um grande platô no Planalto Central, berço de águas naturais de extrema importância para o Brasil e para toda a América do Sul. O DF abriga várias nascentes de importantes rios brasileiros que abastecem grandes bacias hidrográficas, que atravessam cidades e Estados até atingir o Oceano Atlântico. Essas nascentes do Cerrado auxiliam no abastecimento de seis das oito principais bacias hidrográficas brasileiras, a bacia Amazônica, do Tocantins, Atlântico Norte, Nordeste e São Francisco. 

 

Durante a última década, o Distrito Federal enfrentou uma grave crise hídrica, na qual os principais reservatórios utilizados para o abastecimento da população ficaram abaixo do volume útil e várias medidas tiveram que ser tomadas. Para enfrentar essa crise, o Governo do DF, através da SEMA, desenvolveu as seguintes soluções:

1 – Estudo de projeções de mudanças do clima para o Distrito Federal e RIDE; 2 – Inventário do Distrito Federal de Emissões; 3 – Plano de Mitigação para redução da emissão de Gases de Efeito Estufa; 4 – Plano de Adaptação – enfrentamento dos impactos adversos da mudança global do clima; e 5 – Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia).