6/08/15 às 13h18 - Atualizado em 30/10/18 às 11h47

Alunos recebem curso de empreendedorismo socioambiental

Você Deve Saber

Da redação do Alô

Alunos de escola pública do DF recebem curso de empreendedorismo socioambiental

IPOEMA/DIVULGAÇÃO

No dia 10 de agosto o Ipoema – Instituto de Permacultura, por meio do Projeto Águas do Cerrado, inicia o curso Jovens Empreendedores, que tem como objetivo estimular o protagonismo e o empreendedorismo profissional de jovens, gerando oportunidade de trabalho e renda com foco em serviços socioambientais.

Serão 7 dias de curso, sendo 5 deles em formato imersivo, onde os 30 alunos utilizarão metodologias do Design Thinking e elaborarão 5 Canvas (quadro de inovação em modelos de negócios), tendo como base cada uma das cinco tecnologias permaculturais instaladas em suas escolas (viveiro, minhocário, bacia de evapotranspiração – fossa ecológica – , sistema de captação de água da chuva e jardim agroflorestal).

“A intenção é estimular os estudantes a observar os problemas e desafios em suas comunidades, percebendo quais deles são oportunidades de negócios capazes de trazer benefícios para as pessoas e para o meio ambiente”, argumenta Camila Maia, supervisora pedagógica do Projeto Águas do Cerrado e instrutora do curso Jovens Empreendedores. Este curso faz parte do Programa de Educação para a Sustentabilidade, que o Ipoema vem desenvolvendo em 6 escolas públicas do DF.

Programa de Educação para a Sustentabilidade

Visitas de Sensibilização – Na primeira etapa do programa 6 mil alunos de 28 escolas públicas do DF tiveram aulas ao ar livre na Estação Escola Asa Branca, uma vitrine de tecnologias sociais da permacultura. De onde vem a água que bebemos? Nosso modo de vida é sustentável? O que podemos fazer para aproveitar melhor os nossos recursos naturais? São algumas das questões levantadas aos alunos durante o processo. Os participantes passaram a entender de onde vem e como usamos a água, o que acontece com o lixo e com o esgoto e como nossos alimentos são produzidos.

Cursos de Capacitação –
Na segunda etapa do projeto o Ipoema ministrou cursos de capacitação nas 6 escolas públicas que receberam o programa completo, sendo eles de manejo sustentável da água, jardins agroflorestais e introdução a permacultura. 400 pessoas, entre alunos, professores e funcionários destas escolas puderam participar. Além dos 3 cursos citados acima, o curso Águas do Cerrado, destinado a professores da rede pública do DF, vem sendo ministrado desde abril de 2015.

Jovens Empreendedores – Entre os critérios de seleção para o curso de Jovens Empreendedores estão: ter feito a visita de sensibilização, ter participado de um dos cursos de capacitação e demonstrar interesse em atuar como multiplicador dos conhecimentos em sua escola.

O curso será realizado em dois módulos: Empreendedorismo Socioambiental e Viveirismo. Em 4 dias de imersão na Chácara Santa Rita – sede do Ipoema –  e dois de viveirismo na Estação Escola Asa Branca, a proposta pedagógica do curso é o aprendizado e a vivência do empreendedorismo.

O exercício prático será um projeto estruturado nas Tecnologias Socias da permacultura, como bacia de evapotranspiração (tipo de fossa ecológica), tanque de captação de água de chuva; minhocário; círculo de bananeira; jardim agroflorestal e tratamento de resíduos (compostagem). O curso também irá abordar os seguintes assuntos:  permacultura e sustentabilidade, liderança, cooperação, planejamento de empreendimentos socioambientais e inovação.

Destes 30 alunos, 10 jovens serão contratados como estagiários-bolsistas do projeto para atuar em suas comunidades com empreendedorismo sustentável na prática.

Projeto Águas do Cerrado

O Projeto Águas do Cerrado é uma iniciativa que envolve ações de recuperação de áreas degradadas associadas a cursos d`água e à promoção do uso sustentável dos recursos hídricos em escolas públicas e comunidades, com a sensibilização de 8 mil alunos e a implementação, replicação e difusão de tecnologias sociais de permacultura.

Saiba mais:

www.ipoema.org.br/aguas