gototop
SEMA
FacebookYoutubeFlickrTwitter
Vlibras Aumentar Contraste Cores Originais

Subsecretaria de Resíduos Sólidos

A Subsecretaria de Resíduos Sólidos e Saneamento Ambiental (SURSA) tem competência para formular e supervisionar a implementação das políticas públicas na área de resíduos sólidos e saneamento ambiental, com base nas Políticas Distritais de Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Saneamento Básico, harmonizadas com as respectivas legislações federais.
Sua atuação está focada na gestão integrada de resíduos sólidos do Distrito Federal trabalhando com algumas ações prioritárias, quais sejam:
- Supervisionar e acompanhar a elaboração do Plano Distrital de Resíduos Sólidos – PDGIRS.
- Participar na elaboração do Plano de Coleta Seletiva.
- Acompanhar e contribuir nos sistemas de logística reversa, que é a coleta e destinação ambientalmente adequada de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de embalagens de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias, óleo lubrificante e suas embalagens, medicamentos, eletroeletrônicos e embalagens em geral.
- Participar na discussão sobre o descarte de resíduos perigosos.
- Participar no Plano de Gestão dos Resíduos de Construção Civil.
- Participar em estudos e aplicação do uso do lodo de esgoto.
- Realizar um diagnóstico da área contaminada do atual Aterro do Joquei, bem como um estudo com as tecnologias existentes e viáveis para futuramente ser realizada a remediação como medida saneadora.
- Executar o Projeto junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que objetiva a construção de 03 Unidades de Triagem, 01 Central de Comercialização de Materiais Recicláveis e a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis, com capacitação na área de gestão e comercialização a fim de fortalecer a autonomia administrativa e comercial em relação aos resíduos sólidos triados e beneficiados dentro das unidades de triagem.

Ainda temos ações provenientes de interfaces de Subsecretarias, como a da Água, Planejamento e Monitoramento Ambiental, Clima e Educação Ambiental.

O projeto Coleta Seletiva Solidária (CSS) é parte do Plano “Brasil Sem Miséria” e prevê ações socioambientais voltadas para os catadores e catadoras de materiais recicláveis. A SURSA é responsável por acompanhar e relatar a implementação no DF, além de elaborar a estratégia de mobilização das instituições.


Subsecretário de Resíduos Sólidos
Nome: Jorge Artur 
Telefone: (61) 3214-5674


Equipe

Mirtes Vieitas Boralli
Coordenadora de Saneamento Ambiental  

Priscila Bernardes Alvares
Coordenadora de Resíduos Sólidos 

Marcela Dupont Britto
Gerencia de Projetos de Resíduos Sólidos


 

 

CADS

VOCÊ ESTÁ AQUI: