Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/18 às 15h10 - Atualizado em 12/04/18 às 15h10

Sema participa do workshop sobre o Manejo Integrado ao Fogo (MIF)

COMPARTILHAR

Foi realizado nesta terça (10/04) o Workshop sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF), realizado no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foi organizado pela UnB, em parceria com a SEMA/DF, IBRAM, ICMBio, Prevfogo/IBAMA e Reserva biológica do IBGE, com o financiamento da FAPDF. O objetivo é compartilhar os aprendizados das experiências piloto de uso de queimas prescritas para manejo de fogo em algumas unidades federais de Conservação do Cerrado que implantaram o MIF em 2014.

 

O Manejo Integrado do Fogo busca um equilíbrio entre estes diversos aspectos com enfoque na conservação da biodiversidade e proteção do clima, além de oferecer benefícios às comunidades locais. Essa técnica aborda a análise de regimes do fogo apropriados para o ecossistema; a prevenção de incêndios; a preparação para o combate; o controle e a supressão de incêndios e a restauração.

 

A ideia é implantar as diversas práticas associadas ao MIF no Distrito Federal, considerando a realidade das áreas protegidas da nossa região. Os gestores debateram as práticas usadas nas unidades federais de conservação do cerrado em relação ao cerrado. Grupos formados por sociedade civil, estudantes, pesquisadores, brigadistas, guarda parques, militares e ONGS apresentaram soluções e colocaram em pauta as dificuldades e desafios de se manejar o fogo no DF.

A assessora técnica da Sema para o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF Carolina Schubart fez a abertura do workshop.  Ela destacou a importância de todas as instituições estarem pensando sobre em fogo e manejo fora do período crítico de incêndios florestais.“Poderemos juntos pensar, planejar e quem sabe até executar ações inovadoras no DF ainda neste ano de 2018” diz Carolina.