Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/02/18 às 19h31 - Atualizado em 7/03/18 às 17h07

Consulta pública sobre Plano Distrital de Educação Ambiental vai até quinta-feira (8)

COMPARTILHAR
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.
A Educação Ambiental (EA) no Distrito Federal está alcançando mais um marco em sua história com a elaboração coletiva do Plano Distrital de Educação Ambiental (PDEA). A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA/DF) abriu consulta pública para contribuições da população até o dia 08 de março. Para participar basta acessar o site www.consultapublicavirtual.df.gov.br e se cadastrar.
Com o uso de metodologias colaborativas, a elaboração do PDEA vem suprir uma lacuna da Política de Educação Ambiental do DF (Lei 3.833 de 2006): a da formulação de um documento afirmativo com metas e ações que orientem a política pública de educação ambiental. De forma dinâmica, ele prevê ainda a necessidade de atualizações e revisões periódicas, a partir da avaliação de indicadores.
“Queremos que esse documento construído de forma conjunta, fomente ações e parcerias em prol da valorização de nossa identidade e noção de pertencimento ao Cerrado, para que dessa forma possamos ter clareza de como preservar e conservar nosso importante bioma”, explica o secretário de Meio Ambiente, Igor Tokarski.
Em 2015, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Distrito Federal (CIEA-DF), instância consultiva e deliberativa do DF para a Educação Ambiental, aprovou como meta prioritária a elaboração do Plano. De forma participativa definiu-se que o objetivo geral do PDEA  é oferecer subsídios para a implementação da Política de Educação Ambiental no DF, com ênfase na conservação da sociobiodiversidade do Cerrado, na valorização do diálogo de saberes e na garantia dos direitos coletivos em direção à construção de sociedades sustentáveis, justas e solidárias.
Entre as 9 ações propostas no PDEA estão a articulação institucional, mobilização social e aporte de recursos; educação ambiental no ensino formal; formação de educadores e educadoras ambientais e o desenvolvimento e difusão de estudos, pesquisas e experimentações em educação ambiental.