Notícias
A Secretaria do Meio Ambiente lança consulta pública sobre o Fórum do Clima, que terá sua primeira reunião, em Brasília, em julho de 2017.
Para participar, o cidadão precisa responder ao questionário dizendo como quer que o Fórum do Clima seja.
O participante poderá apoiar as propostas feitas na reunião preparatória para o Fórum, que aconteceu em dezembro de 2016, ou apresentar novas propostas para o espaço.
O objetivo do encontro é conscientizar e mobilizar a sociedade e contribuir com a coordenação das ações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas.
A consulta está aberta até o dia 15 de março. Participe.
Nota técnica
Sobre o mesmo tema foi lançada a nota técnica “Mudanças climáticas no DF e RIDE: detecção e projeções das mudanças climáticas para o Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno”. Este é o primeiro documento do gênero com objetivo de compilar os últimos achados científicos quanto à detecção e projeções das mudanças climáticas no DF e RIDE e sinalizar os riscos climáticos esperados para a região. A obra é endereçada aos formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão que, tomando por base este documento, poderão estabelecer estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
Inventário
A maior parte das emissões de gases de efeito estufa no DF decorre da queima de combustíveis fósseis por uso veicular. Essa é uma das conclusões do Inventário de Emissão por Fontes e Remoção por Sumidouros de Gases de Efeito Estufa do Distrito Federal. O relatório avalia a origem e a concentração de produtos na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2). Os dados referem-se ao período de 2005 a 2012. Com base no documento, será possível definir estratégias de mitigação.O documento é o primeiro estudo do gênero com recorte distrital e mostra uma situação delicada.
Confira matéria sobre os temas.