Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/18 às 19h34 - Atualizado em 9/04/18 às 9h57

Secretaria de Meio Ambiente e Aliança das Mulheres que Amam Brasília entregam manifesto em defesa do Cerrado ao presidente do Senado

COMPARTILHAR

Na manhã desta terça-feira (03), o secretário de meio ambiente do DF, Igor Tokarski, acompanhado das integrantes da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA), entregou ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), um manifesto pedindo que o bioma Cerrado seja considerado Patrimônio Nacional.

 

O documento nasceu do Programa Educação Para Água, realizado pela AMA com o apoio da secretaria de meio ambiente do DF (SEMA-DF). Após recolher mais de 5 mil assinaturas as mulheres entregaram o manifesto com o objetivo de garantir a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 504/2010, que tramita no Congresso Nacional, para modificar o parágrafo 49 do artigo 225 da Constituição Federal, incluindo o Cerrado na relação dos biomas considerados Patrimônio Nacional.

 

“O cerrado representa a água, as nascentes, a crise hídrica vivida por Brasília e por outros estados brasileiros. A PEC vai ajudar a proteger esse bioma tão rico e importante. Nós estamos aqui unindo esforços pelo bem comum, pelo bem necessário que se confunde a própria vida, que é a água”, explicou o secretario IgorTokarski ao senador.

 

No texto, a aliança lembra que “é dever do poder público e dos cidadãos defender e preservar o Cerrado, sob pena das futuras gerações serem privadas da utilização de um bem natural de importância ímpar”. Segundo Cosete Gebrim, presidente da AMA, é exatamente esse dever que move as ações da organização. “Somos mulheres que amam Brasília e que temos como missão cuidar da cidade, das pessoas, da natureza, da cultura”, explicou.

 

A discussão e votação de todas as PECs estão paralisadas enquanto durar a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro, porém, o presidente do senado garantiu que, uma vez terminada ele colocará a matéria em pauta. “Vou solicitar regime especial e trabalhar para que ela seja apreciada em 10 dias”, disse o senador.

 

Confira a íntegra do manifesto: https://www.change.org/p/presidente-do-congresso-nacional-manifesto-a-favor-do-cerrado?recruiter=856800549&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition