Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/18 às 17h16 - Atualizado em 10/05/18 às 10h29

Secretaria de Meio Ambiente apresenta planejamento da Virada do Cerrado 2018

COMPARTILHAR

Foto: Eduarda Brogni

Na manhã desta quarta-feira (9), mais de 90 pessoas da sociedade civil e servidores do Governo de Brasília participaram da primeira reunião preparatória do Comitê Criativo da Virada do Cerrado. Com o tema “Coleta Seletiva e Gestão dos Resíduos Sólidos”, a Virada 2018 acontece nos dias 29 e 30 de junho com o desafio de ajudar a implementar definitivamente a coleta seletiva no Distrito Federal. O evento acontecerá encerrando as atividades do Junho Verde.

 

“Quando falamos de meio ambiente, de Virada do Cerrado, falamos do cuidado com nossa cidade, com nossa moradia, com nossos rios. É uma responsabilidade imensa para nós moradores do DF cuidar do cerrado e uma das formas de fazê-lo é separando corretamente o lixo para a coleta seletiva funcionar”, explicou Elisa Meirelles, subsecretária de educação ambiental e resíduos sólidos da secretaria de meio ambiente do DF.

 

Durante toda a manhã foi apresentado ao público a proposta de programação do evento que tem como objetivo promover a educação ambiental da população e estimular parcerias e conexões entre diferentes atores sociais para o desenvolvimento sustentável das cidades.

 

Nos dois dias, ações socioambientais, educativas, esportivas e culturais serão promovidas simultaneamente em diversas regiões administrativas do DF. De acordo com o secretário adjunto de meio ambiente do Distrito Federal, Manoel Vieira, essa capilaridade que transforma a Virada do Cerrado em uma questão de cidadania. “A Virada do Cerrado veio para se tornar um projeto de Estado. De parceira entre governo e sociedade civil em prol do meio ambiente”, destacou.

 

Próximas reuniões

 

A próxima reunião preparatória será dia 18 de maio, às 9 horas, no auditório do Conselho de Desenvolvimento de Turismo do DF (Condetur), do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Depois dela serão realizadas reuniões nas Regiões Administrativa do DF, organizadas pelas Administrações Regionais, para planejar as planejar as atividades dos dias da Virada.

 

No dia 7 de junho o projeto com todas as atividades será apresentado no Congresso Internacional Lixo Zero, que acontecerá em Brasília.

 

Estiveram presentes na reunião dessa quarta-feira (9) a  CACI; SECULT; CBMDF; JBB; SEEDF; SEFAZ/DF; SSP; ADASA; AGEFIS; CORSAP/DF-GO; IBRAM; SLU; ZOO; Instituto BRB; AR Águas Claras; AR Ceilândia; AR Cruzeiro; AR Guará; AR Itapoã; AR Lago Norte; AR Fercal; AR Paranoá; AR SIA; AR Parkway, Núcleo Bandeirante e Candangolândia; AR Recanto das Emas; AR Riacho Fundo II; AR Santa Maria; AR Taguatinga; AR Varjão; Conselho Comunitário da Fercal; Flamma Engenharia; CPCAM – Ceilândia; Museu da Educação; Grupo de Caminhada de Brasília; WWF-Brasil; SESI/DF; SENAI; Lente Cultural; Cerrado Eco; Urbanizadora Paranoazinho; Zero Impacto; ASCAR; ASPEC; Urbanos ; UNIPAZ; UCB; e pessoas da sociedade civil sem vínculo com instituições.