Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/19 às 14h57 - Atualizado em 17/04/19 às 15h01

Secretário abre reunião do Conselho de Recursos Hídricos

COMPARTILHAR

O secretário do Meio Ambiente do DF, Sarney Filho, abriu, nesta quarta-feira (17), a 30ª Reunião do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH/DF). No encontro, reafirmou o compromisso da pasta com a segurança hídrica no DF e enfatizou o compromisso de colocar em prática soluções de economia de água, reúso, drenagem, proteção e recuperação de nascentes e revitalização de bacias hidrográficas.

 

Com os conselheiros, Sarney Filho alertou para a necessidade de proteção dos mananciais do Cerrado. “O Cerrado está ameaçado. Temos que combater o desmatamento nas nossas bacias e preservar as nascentes, ao mesmo tempo em que temos que conservar e ampliar a educação ambiental no sentido do consumo racional e inteligente da água”, ressaltou o secretário, atual presidente da entidade.

 

Sarney Filho destacou, ainda, que a conservação do bioma é fundamental para a segurança hídrica. “Brasília fica no coração do Cerrado, bioma que está, juntamente com a Amazônia, no cerne da questão da água no Brasil. As chuvas deste ano nos dão algum alento, mas sabemos que a ameaça de desabastecimento nos próximos anos é bastante concreta”, disse.

 

Também participaram da reunião o presidente da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Sales, e o subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Jair Tannús Júnior.

 

Novos conselheiros

 

Representantes do Governo do Distrito Federal e da Federação das Indústrias do DF (Fibra) tomaram posse como conselheiros durante a reunião. Sarney Filho explicou que foi necessário refazer as nomeações do CRH, motivou pelo qual a reunião teve de ser adiada. No fim de fevereiro, foi publicada a lista de representantes e, com isso, todos eles puderam ser empossados.

 

O Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal é um órgão de caráter articulador, consultivo e deliberativo, que atua no Distrito Federal em questões referentes à utilização, manutenção e preservação dos recursos hídricos locais.

 

Integram o plenário representantes do poder público local com atuação no gerenciamento ou no uso de recursos hídricos, o Sindicato dos Produtores Rurais do DF, a Fibra e associações de usuários de recursos hídricos com atuação comprovada no DF, além de representantes das organizações civis relacionadas ao tema.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Meio Ambiente (Sema)

Leia também...