Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

O Secretário

André Lima

 

Secretário de Estado do Meio Ambiente

 

André Rodolfo de Lima nasceu em 1971 e é advogado formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), em 1995. Com mestrado na Universidade de Brasília (UnB) em 2005, estudou instrumentos de políticas públicas e gestão territorial para desenvolver ações de governo comprometidas com desenvolvimento sustentável e os direitos socioambientais.

 

Sempre lutou pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pelos direitos dos mais vulneráveis, como comunidades quilombolas, povos indígenas e extrativistas da Amazônia. Fez trabalhos na área jurídica e deu consultoria em políticas públicas para diversas organizações sociais (Instituto Socioambiental, IPAM, WWF, dentre outras).

 

Prestou consultoria também a governos estaduais em legislação socioambiental e ordenamento territorial, como Acre, Pará e Amazonas. Tem mais de 20 anos de dedicação integral a essa área.

 

Em 2007, foi convidado para assumir a Diretoria de Políticas para a Amazônia e de Combate aos Desmatamentos no Ministério do Meio Ambiente (MMA). Graças ao plano que ajudou a criar, aprimorar e implementar (Plano de Prevenção e Controle dos Desmatamentos na Amazônia – PPCDAm), o desmatamento na Amazônia caiu mais de 80% em seis anos, entre 2008 e 2014. Durante muitos anos entre 1999 e 2014 representou organizações da sociedade civil no Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

 

No ano de 2015, assumiu a Secretaria do Meio Ambiente do DF.

 

Foi coordenador de Políticas Públicas do Instituto Socioambiental (ISA) entre 2000 e 2007 e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) entre 2008 e 2014. É fundador e membro do diretório nacional e do Distrito Federal da Rede Sustentabilidade. Mais informações em: https://goo.gl/msnY1i