Diagnóstico e projetos piloto de remediação da área do antigo Lixão da Estrutural

Ações implementadas no âmbito do Projeto CITinova – Iniciativas Inovadoras para Cidades Sustentáveis, sob responsabilidade da Sema/DF.

Tais atividades integram o componente 2 do Projeto CITinova, cujo objetivo é fornecer subsídio ao governo do Distrito Federal no processo de tomada de decisão sobre as ações a serem adotadas para remediação da área. Estão previstas duas iniciativas:

INICIATIVA 1 – Elaboração do diagnóstico da contaminação e realização de testes de tecnologias inovadoras para a remediação do Lixão da Estrutural e sua área de influência.

O diagnóstico já está em sua etapa final de elaboração com sua finalização prevista para dezembro de 2020. As principais informações pesquisadas e que devem compor o referido estudo são:

• Elaborar o estado da arte sobre a contaminação, métodos de remediação selecionados e descrição dos experimentos a serem desenvolvidos nos estudos;
  • Um estudo sobre a extensão da contaminação na área do projeto nos corpos hídricos superficiais baseados em dados secundários;
  • Estudo sobre a extensão da contaminação de água subterrânea;
  • Estudo sobre a caracterização preliminar dos resíduos sólidos na área interna, por meio dos resultados das análises gravimétricas;
  • Realizar levantamento das experiências de soluções e tecnologias de remediação de lixões nacionais e internacionais;
  • Mapeamento dos pressupostos das atividades preparatórias do workshop de discussão de soluções e tecnologias de remediação de lixões; e
  • Documento contendo o Modelo Conceitual de Fluxo Hídrico Subterrâneo contendo dados hidrodinâmicos e limites atuais da pluma de contaminação e o Relatório Consolidado do Diagnóstico Ambiental com toda a área investigada com a extensão da contaminação no solo e águas subterrâneas acompanhado de um resumo executivo.

INICIATIVA 2 – No âmbito das iniciativas piloto a serem testadas, já foram implantadas as ações de fitorremediação como uma das estratégias para descontaminação do solo. Estão previstas a seguinte entrega:

• Resultados sistematizados dos Testes Piloto Integrado de Remediação de Solo e Água Subterrânea – Fase de Implantação;
  • Relatório final dos Testes Piloto com Proposta de Remediação para toda a área do Lixão, tendo como referência o enfrentamento dos principais passivos indicados pelo diagnóstico e resultados dos testes pilotos; e
  • Conjunto de recomendações para subsidiar a tomada de decisão do governo acerca das melhores estratégias para o enfrentamento dos passivos no Lixão da Estrutural.

Nesse relatório deve constar a viabilidade ambiental, econômica e financeira para cada uma das soluções propostas, tendo como indicativo de avaliação uma matriz com as respectivas vantagens, desvantagens e aplicabilidade de cada uma das tecnologias de remediação propostas, benefícios ambientais e potenciais de recuperação de materiais, de acordo com as características específicas da área, de forma a recuperar seu passivo.

Esse relatório deve dar subsídios para o processo de tomada de decisão do Governo do Distrito Federal (GDF) quanto à melhor solução para a recuperação dessa área, acompanhado de um resumo executivo.

Serão implantadas no início de 2021 as tecnologias para tratamento de chorume, estabilização de metais no solo e enclausuramento da fonte e monitoramento geotécnico preliminar.

Espera-se que os testes destas tecnologias sejam promissores e que possa subsidiar as estratégias a serem adotadas para remediação e gerenciamento da área.

Em 2021 está prevista a finalização do projeto e termo de referência para contratação de ação para remediação e gerenciamento da área contaminada.