Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/04/18 às 16h41 - Atualizado em 19/04/18 às 16h46

DF entra em estado de emergência ambiental para prevenir incêndios florestais

COMPARTILHAR

Entre os meses de abril e novembro o Distrito Federal está oficialmente em estado de emergência ambiental devido a riscos de incêndio florestal. O Governo de Brasília publicou nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o Decreto 38.993 autorizando os órgãos que integram o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF) a adotar medidas necessárias para prevenir e minimizar as ocorrências e os efeitos dos incêndios florestais no período da seca.

 

O secretário de Meio Ambiente do DF, Felipe Ferreira, destaca que a decisão vem após a inclusão da capital do país na portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) como um dos estados que podem sofrer agravamento de incêndios.  Anualmente o órgão define em portaria as Unidades da Federação que poderão sofrer um agravamento da seca e com isso ter incêndios florestais descontrolados. As projeções são feitas baseadas em dados de órgãos como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

“O incentivo à prevenção é muito importante e o decreto vem para que possamos fazer contratações emergenciais e nos prepararmos ao máximo para evitar o fogo”, explicou a chefe da pasta.

 

Ainda segundo o secretário, o aumento das ocorrências de incêndio no período da seca no DF acontece especialmente por causa das ações do homem, como a queima de lixo e entulhos em quintais. “Muitas vezes o fogo descontrolado chega a atingir áreas de preservação causando danos, muitas vezes irreversíveis”.

 

Os entulhos podem ser descartados em um dos vários Papa Entulhos espalhados pelo DF.  O Papa Entulho é um ponto de entrega voluntária (PEV) de entulho, podas, volumosos e materiais recicláveis.

 

 

Blitz Educativa 

 

Para reduzir os casos de incêndio a Secretaria de Meio Ambiente do DF (SEMA/DF) já começou a fazer as blitz de educação com o objetivo de conscientizar a população. A primeira ação aconteceu no sábado (7/4) na Vila Basevi, no Lago Oeste. O local é próximo às unidades de conservação do Parque Nacional e da Reserva Biológica da Contagem. As próximas blitz serão realizadas na Floresta Nacional de Brasília (5/5), no Jardim Botânico (26/05), na Estação Ecológica Águas Emendadas (23/06) e no Park Way (14/07).

 

Qualquer cidadão que vir um início de queimada ou incêndio pode ligar e chamar socorro pelos telefones:

 

162 – Ibram

193 – Bombeiros

190 – Polícia Militar

39101965 – Batalhão da Polícia Militar Ambiental

32074856 – Delegacia do Meio Ambiente