Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/20 às 16h04 - Atualizado em 27/10/20 às 21h04

Cooperativas comemoram resultados do Drive Thru da Coleta Seletiva

COMPARTILHAR

MARIAMA MORENA, ASCOM SLU

 

Cooperativa Ecolimpo, em São Sebastião

 

Neste fim de semana, as cooperativas de materiais recicláveis realizaram, com apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Drive Thru da Coleta Seletiva, dentro da programação da Semana Lixo Zero. Mais do que receber resíduos, essa foi uma ação que possibilitou dar visibilidade aos catadores nos locais de sua atuação. Foram nove pontos instalados em diversas regiões do DF.

 

Ponto da Cooperativa CRV, no Lago Norte

A Central de Reciclagem do Varjão (CRV) instalou um ponto de coleta no Lago Norte. Para a presidente da cooperativa, Ana Carla Borges, o maior ganho foi a oportunidade de divulgar o trabalho. “Eu gostei muito desse evento porque melhorou a nossa comunicação com os moradores. Pudemos ficar pessoalmente explicando como é a cooperativa, como o material chega para nós, a diminuição do rejeito. Só tenho a agradecer”, declarou.

 

Além do Lago Norte e São Sebastião, foram instalados pontos também no Cruzeiro, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Brazlândia, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II. Além dos materiais já comercializados pelas cooperativas, como plástico, papel, papelão, garrafas pet e embalagens longa vida, todos os pontos tiveram um contêiner da empresa Green Ambiental, para recebimento de vidros. Em alguns locais havia também coletores do programa Reciclotech ou da empresa Zero Impacto, para recebimento de eletroeletrônicos.

 

O resultado foi positivo, avalia o presidente da cooperativa Ecolimpo, de São Sebastião. Ele diz que quer repetir a ação. “A Semana Lixo Zero me fez colocar em prática uma coisa que eu já havia tentado antes sem sucesso, de ampliar parcerias. Está sendo tão legal que estamos pensando em realizar com mais frequência, tanto para o público em geral como para escolas.”