gototop

Aliança Cerrado

 Atualizado em 24 de fevereiro de 2017

A Aliança Cerrado é um Fórum permanente que tem o objetivo de promover a conservação, recuperação e uso sustentável do Cerrado. O colegiado é resultado da integração de esforços da sociedade civil, parceiros governamentais, empreendedores e academia. Os encontros do Fórum são realizados nos meses de março, setembro e dezembro. 


A Aliança tem sede no Centro de Excelência do Cerrado-Cerratenses, um local de convergência, desenvolvimento e difusão de conhecimento sobre o bioma Cerrado, que atua como Secretaria Executiva do Fórum. Sua estrutura é organizada em oito grupos de trabalho: Conservação, Legislação, Métodos e Pesquisas, Sistemas de Informação, Comunicação, Sociobiodiversidade, Mecanismos Financeiros e Educação Ambiental.

O Grupo de Trabalho Recupera Cerrado foi o embrião do que é hoje o Fórum Aliança Cerrado. Criado em 2015, com vigência inicial de 90 dias, seu papel foi levantar demandas e contribuições para a revisão da legislação distrital sobre a recuperação do Cerrado no DF e subsidiar a formulação de políticas públicas capazes de promovê-la. O GT Recupera Cerrado culminou no Acordo de Reciprocidade Multilateral que institui a Aliança Cerrado.

Em 2016, o governador Rodrigo Rollemberg e o secretário de Meio Ambiente, André Lima, assinaram o Decreto No 37.646, de 20 de setembro, que define programa piloto Recupera Cerrado, uma das principais frentes de atuação do Fórum. O decreto permite que instituições com passivos de compensação florestal façam adesão ao programa e que instituições especialistas em recuperação façam a execução destes recursos utilizando novas tecnologias de recuperação da vegetação nativa do Cerrado por meio de editais.

Para 2017 está previsto o lançamento do Plano Recupera Cerrado DF, composto pelo mapa de áreas prioritárias para recuperação de Cerrado no DF e as metas de recuperação do bioma até 2030. Em fase final de elaboração, o plano contará com propostas de diversas metodologias de recuperação, indicadores de resultados e mecanismos financeiros para o incentivo a novas práticas de recuperação de Cerrado.

Maiores informações em http://aliancacerrado.net 


 

 


 


 
VOCÊ ESTÁ AQUI: