Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/17 às 17h47 - Atualizado em 7/12/17 às 16h15

Legado – Colegiados com espaço e força política

COMPARTILHAR

A Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) fortaleceu os colegiados do Sistema Distrital de Meio Ambiente (Sisdima). E criou novos espaços para a participação da sociedade, como a Aliança Cerrado e o Comitê Interinstitucional de Políticas e Direitos dos Animais do Distrito Federal (Cipda).

Já o Conselho de Meio Ambiente do DF (Conam) e Fundo Único para o Meio Ambiente do DF (Funam) foram reativados, fortalecidos e reestruturados. O Conselho de Recursos Hídricos (CRH) teve uma relevante presença política nos debates da crise hídrica, principal problema ambiental vivido nos últimos tempos no Distrito Federal.

Na Aliança Cerrado, a Sema-DF é um dos entes participativos, assim como no Comitê Distrital da Biosfera do Cerrado. Nos demais, a secretaria é quem preside o colegiado.

A liderança da Sema acontece no Conam e no CRH, que tiveram a presença direta do secretário de Meio Ambiente presente em praticamente todas as reuniões. Antes, eram os técnicos que ficavam a frente dos conselhos. Sem qualquer demérito para esses colaboradores, a atuação direta do secretário visou assegurar peso e articulação dos conselhos com a sociedade e os parceiros do governo de Brasília e do governo federal.

 

Conselho de Meio Ambiente (Conam)

Conselho de Recursos Hídricos (CRH)

Fundo Único do Meio Ambiente (Funam)

Comitê Interinstitucional de Políticas e Direitos dos Animais (Cipda)

Aliança Cerrado

Comitê Distrital da Biosfera do Cerrado (CDBC)