20/07/20 às 20h34 - Atualizado em 20/07/20 às 20h37

Central de Reciclagem do DF vai transformar vidro e plástico em produtos de valor agregado

O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, apresentou, nesta segunda-feira (20), as obras do Complexo de Reciclagem do Distrito Federal à deputada distrital Flávia Arruda, que garantiu, por meio de emenda individual apresentada na Câmara Legistativa do DF, R$ 3,8 mi para a compra de equipamentos complementares para o empreendimento, que vai garantir o beneficiamento de plástico e vidro no local, agregando valor aos produtos gerados.

Composta por duas Centrais de Triagem e Reciclagem (CTRs) e uma Central de Comercialização (CC), em área de 80 mil m2, no Pátio Ferroviário, próximo à Vila Estrutural, a obra vai representar a geração de trabalho e renda para 750 catadores e chegar a 2 mil postos indiretamente.

Em fase final de construção, o Complexo resulta de contrato de colaboração firmado entre o GDF e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 53 milhões e executado pela Sema. A obra física é executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) será responsável por gerir os Centros de Triagem junto a cooperativas e associações de catadores ligadas à Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop), que conta com 27 associados.

Sarney Filho agradeceu à deputada por ter apostado na iniciativa. “Estamos consolidando uma ação que é muito importante e pioneira no Brasil, porque vai se utilizar de equipamentos de primeira geração, cujo efeito imediato, além do efeito social , é o de de garantir renda para centenas de famílias”, afirmou

ATERRO SANITÁRIO – O secretário também destacou que a obra vai diminuir a pressão sobre o Aterro Sanitário e aumentar sua vida útil. “Quem sabe também, por meio da triagem e reciclagem dos resíduos, a gente possa promover uma cadeia de produção que vai beneficiar todo o DF”.

Para a deputada Flávia Arruda, a obra tem importância fundamental, principalmente por garantir o sustento para tantas famílias. “É um projeto inovador, de primeiro mundo, instalado aqui, graças à ação da Sema DF, que traz para Brasília não só a tecnologia de primeiro mundo, como também o primeiro Centro de Reciclagem com toda essa tecnologia”, disse.

A presidente da Centcoop, Aline Sousa da Silva, também acompanhou a visita e disse que a liberação da emenda garante que o Centro de Reciclagem venha resolver um problema de décadas. “Com os equipamentos, vamos processar o vidro e o plástico, trazendo a possibilidade de transformar os resíduos e devolvê-los à cadeia da reciclagem, alcançando um valor maior pelo quilo dos produtos. A gente vai passar de comercializar R$1,50 o quilo do vidro para R$ 10. O projeto é muito importante para a gente e para Brasília como um todo”, acredita.

Ela acrescenta que a Centcoop agrega cerca de 1,5 mil catadores na Centcoop e a estimativa é que haja cerca de 5 mil no DF, entre aqueles que são organizados em associações e cooperativas e os que não são. “Todo esse trabalho vai complementar uma cadeia de atividades secundárias que desencadeia na garantia de trabalho e renda para os trabalhadores que estão na área externa”.

ATIVIDADES – O Complexo de Reciclagem vai funcionar para a recepção, triagem, classificação, prensagem, armazenamento, beneficiamento e comercialização dos materiais recicláveis advindos da coleta seletiva do DF. Os dois centros de triagem, com a metragem de 2.825,60 m², cada, serão destinados ao adequado tratamento da parcela seca, maximizando o retorno de resíduos passíveis de reciclagem à cadeia produtiva da reciclagem do DF e do país. Já a Central de Comercialização receberá o material pré-selecionado para beneficiamento dos materiais recebidos.

No local, serão processados até 5 mil toneladas de resíduos recicláveis por mês, o que vai reduzir o aterramento e garantir uma destinação adequada dos resíduos que, após a reciclagem, voltarão ao ciclo produtivo.

Secretaria do Meio Ambiente