Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/17 às 17h12 - Atualizado em 23/11/17 às 15h26

Agendas e Ações

COMPARTILHAR
Acompanhe as agendas e as ações da Sema

Reunião do CRH dia 22

O Conselho de Recursos Hídricos do (CRH) DF realiza a 25ª Reunião Ordinária no dia 22 de novembro, quarta-feira, a partir das 8h30. Será no edifício Codhab, segundo andar.

Na pauta:

Apresentação sobre Estudos de Integridade de Ecossistemas Aquáticos – IBGE.

Manifestação da Câmara Técnica sobre metas do Progestão e aplicação dos recursos pelo presidente da CTPA.

Apresentação do Relatório SEMA – Recomendações do CRH/DF e MPDFT.

 

Reunião do Conam dia 5/12

O presidente do Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam), André Lima, convoca os membros do conselho para participarem da 140º reunião ordinária que será realizada em 5 de dezembro (terça-feira), às 8h30 na sala de reuniões da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que está localizada na SEPN 511, Bloco C, Ed. Bittar, Quarto Andar.

Na pauta:

Apreciação e votação da ata da 63º reunião extraordinária

Apreciação e votação do calendário anual de 2018 de reuniões ordinárias

Apresentação do resultado do GT de Podas e Paisagismo

Apreciação da solicitação da empresa Stericycle (queima e tratamento de lixo no DF)

Prestação de contas do Sisdima – 2017

Informes

 

Mutirão de plantio da Virada do Cerrado
Equipes da Sema, Emater e da ONG Pró-Descoberto se reuniram em 14 de novembro para debater a organização do Mutirão de Plantio da Virada do Cerrado, que acontecerá em 2 de dezembro, um sábado na região. O objetivo é revitalizar Áreas de Preservação Permanente (APPs), necessárias para a melhoria do abastecimento de água na região da Bacia do Descoberto.
Os comitês criativos de Planaltina, Ceilândia, Sobradinho, São Sebastião, Lago Sul, Brazlândia, Park Way, Paranoá e Samambaia também realizarão seus mutirões locais para compensação das emissões de carbono equivalente geradas pelos dias de atividades da Virada, que aconteceu em setembro.
As ações também têm o objetivo de mobilizar e sensibilizar a população para a importância da recuperação do bioma cerrado e temas ambientais.
Segundo Encontro de Pesquisadores e Parceiros do Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (Cirat) – 6 e 7/12
O encontro será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro e terá o objetivo de integrar pesquisadores e profissionais que estudam e produzem conhecimento sobre água e transdisciplinaridade. Serão apresentados  estudos de professores da Universidade de Brasília (UnB) sobre eficiência hídrica em unidades de saúde e também sobre água, educação e objetivos de desenvolvimento sustentável. A subsecretária de Serviços Ecossistêmicos da Sema, Nazaré Soares, abordará o programa do Global Environment Facility (GEF), Cidades Sustentáveis, que Brasília está aderindo.
A programação será divulgada em breve.
Segundo Seminário Águas Pela Paz
O evento é preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2018 em Brasília, buscando qualificar o debate para a construção de uma relação cooperativa e sustentável com a água. Águas pela Paz tem como foco a discussão a respeito da cooperação e o compartilhamento da água entre povos e nações, sob a égide da ética do cuidado e da cultura da paz. Promovido pelo Cirat em conjunto com o movimento Awaken Love, Instituto Espinhaço, Universidade de Brasília (UnB), Universidade da Paz (UniPaz) e Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, o seminário trata da compreensão da água como bem público e reafirma o direito humano e das comunidades ao acesso deste elemento com qualidade para consumo.
A programação traz palestrantes de diversas nacionalidades e áreas do conhecimento, dentre eles o membro do Conselho de Administração da Water Partner Foundation Henk Van Schaik; a representante da ONU no Brasil, Denise Hamú; o presidente da Adasa, Paulo Salles; Pujya Swamiji; Sadhvi Bhagawati; Monge Sato; e o líder espiritual e humanitário brasileiro Sri Prem Baba.
Nesta segunda edição do Seminário, o objetivo é contribuir na promoção da ética do cuidado e da cultura de paz nas relações de compartilhamento de água entre os povos e nações. Educação, cultura de paz, mediação de conflitos, saberes tradicionais e inovação científica são os temas transversais que alinham os conceitos da sustentabilidade, direitos da água e justiça socioambiental que serão explorados no evento.
Datas: 11 e 12 de janeiro de 2018
Local: Museu da República
Horários: 11 (14 às 18h) – 12 (8 às 18h)
As inscrições estarão abertas na segunda quinzena de dezembro pelo site www.aguaspelapaz.eco.br
Reunião do Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais (CIPDA) em 14/12
O CIPDA é composto por 14 membros de órgãos de governo, federal e distrital, da sociedade civil e entidades de pesquisa. É presidido pelo secretário do Meio Ambiente e a secretaria executiva está a cargo da Unidade Estratégica de Direitos Animais.

A reunião será em 14 de dezembro. A pauta será publicada em breve.

 

Convocação

 

Câmara Técnica Permanente de Assessoramento/CTPA/CRH/DF – 4/12

O presidente da Câmara Técnica Permanente de Assessoramento do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CTPA/CRH/DF) convoca os membros para a 4ª Reunião/2017 no dia 4 de dezembro (segunda-feira), das 9h às 12h. Será na Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal – Sema/DF. SEPN 511, Bloco C – 2° Andar, Sala de Reuniões do Ibram/DF.

 

Pauta da reunião – Acompanhamento de providências relativas à cobrança na Bacia do Paranaíba, especificamente no Distrito Federal.

 

O presidente solicita aos órgãos e entidades que estão tratando do assunto que preparem informes para apresentarem na reunião.

 

Mais detalhes, favor contatar a Gerência de Colegiados: (61) 3214-5612 e conselho.crh@gmail.com.

CONSELHO DE RECURSOS HÍDRICOS DO DISTRITO FEDERAL – CRH/DF
Subsecretaria de Serviços Ecossistêmicos-SUSEC/SEMA
Gerência de Colegiados